Notícias

FORTALEZA: Tudo e mais um pouco para celebrar

Categoria:

Texto, Uni7 Informa

0

A cidade que começou como um forte e passou a ser um dos destinos mais procurados do Brasil

A cidade de Fortaleza traz consigo uma história de luta e libertação, o que um dia foi apenas um pequeno forte, tornou-se uma fortaleza, de fato e de direito, consagrada como Terra da Luz, a cidade foi pioneira no movimento abolicionista no Brasil. Entre as muralhas do Forte Nossa Senhora da Assunção, Fortaleza nasceu às margens do Riacho Pajeú e completa nesta quarta-feira (13) 296 anos.

(Foto/Reprodução): Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor)

Apesar de toda a sua força e grandeza, nos últimos anos a capital cearense passou a ocupar o ranking das cidades mais violentas do Brasil e do mundo, com dados alarmantes que sinalizam altos índices de violência, criminalidade e insegurança. No entanto, ao passo em que a cidade deixa a desejar nessas áreas, em outras o avanço tem sido satisfatório.

De acordo com o secretário da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza (SDE), Rodrigo Nogueira, o trabalho realizado pela secretaria, com o apoio do prefeito José Sarto, vem alcançando excelentes resultados. “Fortaleza hoje é destaque no CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), sendo em dezembro a cidade do Brasil que mais gerou empregos formais, e nesse ano acumulado somos a 6ª economia do Brasil em termos de geração de emprego”. 

Outras iniciativas da secretaria fazem parte desse processo de desenvolvimento econômico, como os projetos “Fortaleza Capacita”, uma parceria com Sebrae Ceará que oferece gratuitamente qualificações para os empreendedores de Fortaleza; o “Mais Futuro”, um dos maiores programas de capacitação técnica, que segundo Rodrigo, vem formando vários profissionais em áreas técnicas. “Também temos o maior programa da história da cidade, de crédito orientado, o ‘Nossas Guerreiras’, que vai gerar emprego e renda pra quem mais precisa”, afirma o secretário.

(Foto/Reprodução): Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor)

Já na perspectiva do secretário da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), Alexandre Pereira, a capital alencarina tem muito a celebrar quanto ao turismo. Afinal, a cidade encontra-se com frequência entre os destinos mais procurados do Brasil. Para alcançar esse resultado, o secretário destaca que o trabalho realizado é fruto da parceria com o Governo do Ceará e dos investimentos em infraestrutura. “A cidade, hoje, é uma cidade com uma nova Beira-mar, uma nova Barra do Ceará, com um novo projeto Sabiaguaba, novo polo da Varjota, nova Desembargador Moreira. Locais turísticos da cidade que foram providos de infraestrutura”, relata. 

Além das construções e reformas que contribuíram para o crescimento do turismo, Alexandre menciona a promoção e o marketing realizado junto ao Estado, como a participação em feiras nacionais e no exterior. O secretário também ressalta que a cidade oferece diversas experiências, sejam elas gastronômicas ou náuticas. “Somos uma cidade com 34 km de orla, e toda ela aproveitada com vários tipos de esportes náuticos, de todos os modelos e categorias de esporte. Isso nos dá também um diferencial na cidade”.

Contudo, existe ainda a cereja do bolo, o toque final, o que faz de Fortaleza uma cidade tão especial e de grande reconhecimento. O segredo está no jeito único e fortalezense de ser. “O que mais nos coloca como um destino interessante, um destino onde as pessoas querem conhecer, é principalmente a cultura e o acolhimento do povo de Fortaleza. O povo da cidade de Fortaleza faz a diferença”, concluiu Alexandre Pereira. 

Texto: Eduardo Sampaio (Jornalismo/UNI7)

Tags: ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.