EXIBIÇÃO:Filmes latino-americanos são destaque no Cine FA7

Ganhador do Oscar e curtas metragens com personagens locais fazem parte da programação de novembro

depois de luciaO Cine FA7 apresenta como tema central de exibição “Filmes Latinos”, neste mês de novembro. A escolha tem como proposta fornecer aos alunos, uma visão contemporânea da produção cinematográfica na América Latina. O primeiro filme exibido foi “O segredo dos seus olhos”, uma produção argentina, que ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2010.

Essa semana será exibido o filme No, que retrata o plebiscito feito pelo ditador Augusto Pinochet durante a ditadura chilena em 1988. A história baseada em eventos reais, acompanha o publicitário responsável pela campanha do ‘não’, que tinha como finalidade impedir a permanência do ditador no poder.

Nos dias 19 e 26 serão exibidos, respectivamente, o mexicano “Depois de Lucía” e o brasileiro “A Febre do Rato”. Depois de Lucía trata de um tema que está atualmente sendo muito debatido: o bulling nas escolas. Já a produção brasileira “A Febre do Rato”, do diretor Claudio Assis, conta a história de Zizo, um poeta marginal que cria um jornal anarquista intitulado “Febre do Rato”, uma expressão muito usada em Recife e que se refere a alguém que está fora de controle.

O Cine FA7 acontece semanalmente, sempre as quartas-feiras às 11h20, na sala 510. A curadoria dos filmes e escolha temas é feita, segundo o professor Paulo Germano, por ele em acordo com os monitores do Nupecom (Núcleo de Pesquisa em Comunicação Social).

Secredo dos seus olhosParalelamente ao Cine FA7, e com mesmo modelo de curadoria, o Cine Curta FA7 tem como tema “Junkie e outras nóias”. Os curtas exibidos em novembro são do diretor independente cearense, André Moura. Em seus filmes a participação de músicos conhecidos da cena undergroud local como Jonnata Doll, Verônica Valentino e Jorge Alexandre. Os curtas fazem parte da A trilogia do Ópio, que se divide em “Por uma dose de amor”, “Morpheu” e “Não se pode ficar com dois amores” e o último curta do mês será “Será que vai chover”.

Serviço:
Curta FA7
05/11 – Por uma dose de amor (2008) – 20min
08/10 – Morpheu (2010) – 13min
22/10 – Não se pode ficar com dois amores (2012) – 14min49seg
29/10 – Será que vai chover (2001 e 2002) – 07min31seg

Cine FA7
05/11 – O segredo dos seus olhos (2009) – 129min
12/11 – No (2012) – 115min
19/11 – Depois de Lucía (2012) – 103min
26/11 – Febre do Rato (2012) – 110min

NOInformações Técnicas:
12/11
Chile, 1988. Pressionado pela comunidade internacional, o ditador Augusto Pinochet aceita realizar um plebiscito nacional para definir sua continuidade ou não no poder. Acreditando que esta seja uma oportunidade única de pôr fim à ditadura, os líderes do governo resolvem contratar René Saavedra (Gael García Bernal) para coordenar a campanha contra a manutenção de Pinochet. Com poucos recursos e sob a constante observação dos agentes do governo, Saavedra consegue criar uma campanha consistente que ajuda o país a se ver livre da opressão governamental.
Direção: Pablo Larraín
Duração: 115 min

Depois de Lucia
19/11
Quando a esposa de Roberto (Gonzalo Vega Jr.) morre, a relação dele com sua filha Alejandra (Tessa Ia), de 15 anos, fica abalada. Para escapar da tristeza que toma conta da rotina dos dois, pai e filha deixam a cidade de Vallarda e rumam para a Cidade do México em busca de uma nova vida. Alejandra ingressa em um novo colégio, e sentirá toda a dificuldade de começar de novo quando passa a sofrer abusos físicos e emocionais. Envergonhada, a menina não conta nada para o pai, e à medida que a violência toma conta da vida dos dois, eles se afastam cada vez mais.
Direção: Michel Franco
Duração: 103 min

Febre do ratoFebre do Rato
26/11
Zizo (Irandhir Santos) é um poeta inconformado e anarquista, que banca a publicação de seu tablóide. Em seu mundo próprio, onde o sexo é algo tão corriqueiro quanto fumar maconha, ele conhece Eneida (Nanda Costa). Zizo logo sente um forte desejo por Eneida, mas, apesar de seus constantes pedidos, ela se recusa a ter relações sexuais com ele. Isto transtorna a vida do poeta, que passa a sentir falta de algo que jamais teve.
Direção: Cláudio Assis
Duração: 110 min