ESTÁGIO PROFISSIONAL: A dedicação para seguir os caminhos desejados

Entre livros, anotações e rotina de compromissos, Angélica Oliveira sabe que os sonhos devem ser maiores do que o trabalho

Angélica aconselha os alunos a buscarem logo um estágio, pois a graduação deve ser aproveitada ao máximo (Fotos: Paloma Magalhães)

Os jornalistas são pessoas que possuem o faro para perceber pautas e, por meio de um olhar diferenciado, contam histórias envolventes. É assim que Angélica Oliveira, aluna do 7º semestre da Faculdade 7 de Setembro (FA7) e estagiária do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), define a profissão. Conciliando o tempo entre a faculdade e o estágio, Angélica sente-se animada com a rotina eletrizante e considera fundamentais as novas exigências do mercado.

O Centec é responsável por oferecer cursos gratuitos em níveis técnico, superior e pós-graduação no Ceará. Apenas a sede de Fortaleza faz a assessoria de todas as unidades operacionais espalhadas pelo interior do Estado.

De posse de nomes, e-mails e números de telefone, Angélica agenda entrevistas e apura informações. Também realiza a cobertura de reuniões na sede, escreve matérias mensais sobre o Instituto para os veículos de comunicação, organiza lista de contatos e edita áudios para a divulgação do Centec nas rádios do interior. Além disso, redige e reforça releases (termo jornalístico que caracteriza a divulgação de textos com as informações principais sobre um evento ou produto para os meios de comunicação). “É um trabalho de interesse público e a informação precisa chegar até as pessoas”, explica.

Contando com a sua experiência de um ano nos Estados Unidos, por meio do programa Ciência Sem Fronteiras, do Governo Federal, Angélica relata que a principal diferença entre os estágios nos dois países é a duração. (Saiba mais sobre a experiência da estudante clicando aqui).

Nos EUA, os estágios são no período de férias universitárias, com duração aproximada três meses. Ela se lembra do ritmo agitado de trabalho, até nas principais datas comemorativas e maior carga horária.

Angélica, nos EUA, foi convocada a realizar diferentes atividades ao mesmo tempo. Ela reconhece que as multifunções exercidas pelos jornalistas são mundialmente crescentes. É importante que o profissional saiba, além de cobrir a pauta, fotografar, gravar e editar o próprio material. “Não adianta fugir do sistema. Eles irão cobrar isso de você”, alerta.

A estudante é animada com a sua dinâmica rotina e se esforça paraestudar novamente no exterior (Fotos: Paloma Magalhães)

A estudante, que tenta se adequar as aulas em alguns dias durante a manhã, estágio à tarde e aulas no período da noite, sabe da importância do conhecimento acadêmico. E sabe ser verdade, os alertas dos professores aos alunos sobre o mercado de trabalho. As dicas devem ser mais aproveitadas e as exigências em sala de aula levadas a sério. Entretanto, alguns conceitos teóricos mudam um pouco na prática como, por exemplo, a pauta jornalística. Oral e direta, dificilmente ela virá detalhada e com sugestões de fontes e imagens. “É uma loucura. Você vai ter que se virar”, comenta.

Para Angélica, os estudantes devem buscar por estágios o quanto antes, independente do semestre em que estejam. “O tempo passa rápido. Você deve aproveitar sua graduação o máximo possível”, alerta. Os alunos que ainda não estagiam podem procurar oportunidades oferecidas pela sua própria faculdade, como bolsas e voluntariado. “O importante é exercitar de tudo um pouco. Aqui você ainda pode errar”, avisa.

Sobre os seus planos para o futuro, Angélica é uma focada sonhadora. Assim que terminar o curso de jornalismo, pretende se dedicar à pós-graduação. Está entre os seus objetivos estudar novamente no exterior, mas dessa vez ainda mais longe, na Alemanha. “Acho que conhecer o fenômeno da comunicação em diferentes culturas pode ser eleito como o meu maior sonho”, confessa. Considerando os planos que traçou e tudo o que já conquistou em sua jornada acadêmica, não restam dúvidas sobre a materialização dos seus sonhos.

Paloma Magalhães
3º semestre