ESTÁGIO PROFISSIONAL: Aprendizado e benefício do trabalho além da faculdade

Estudante de Jornalismo da FA7, Gustavo Freitas, busca aprimoramento e conquistas na atividade como estagiário

Estagiar na época da faculdade é de extrema importância para o aluno (Foto: Camila Gadelha)

Conciliar estudos e trabalho pode ser uma combinação que assusta muitos jovens. Provas, trabalhos, apresentações, datas a cumprir, tudo isso pode ser empecilho para a realização de atividades profissionais. Muitos estudantes, porém, sonham com a possibilidade de um estágio profissional. Com Gustavo Freitas, estudante do 7º semestre do curso de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro (FA7), não foi diferente.

Após se inscrever em uma prova para a realização de um concurso, realizado em três etapas, incluindo avaliação curricular, prova escrita e entrevista, para estagiar na Prefeitura de Fortaleza, Gustavo obteve sua aprovação.

Estagiar na época da faculdade é de extrema importância para o aluno colocar em prática aquilo que vê na teoria. É o momento da grande evolução acadêmica e oportunidade profissional. “A principal intenção é praticar os conhecimentos passados dentro de sala de aula e sair para o mercado de trabalho com alguma noção prática”, acredita Gustavo.

Estagiando há um ano e três meses na assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Educação (SME), Gustavo desempenha diversas atividades. O estudante as considera de extrema importância para sua vida profissional. Trabalhar em pautas externas, em cobertura de eventos e gravação de boletins de áudio para a Rádio Terra do Sol são algumas das atividades que é de responsabilidade da SME.

A área da assessoria de comunicação não era a verdadeira paixão do estudante. Mas, como surgiu a oportunidade, diz que não poderia perder essa experiência profissional que no futuro lhe garantirá bons frutos. “Assessoria nunca foi uma das minhas primeiras opções, mas, acredito que não era por falta de conhecimento prático no ramo. Aqui posso escrever, gravar para rádio, acompanhar o trabalho da imprensa e a única coisa que ainda não experimentei no meu estágio foi TV. Mas, estou bastante motivado na área”, conta Gustavo.

Gustavo revela que área da assessoria de comunicação não era sua verdadeira paixão (Foto: Arquivo Pessoal)

O estudante ressalta, ainda, que os ensinamentos dentro de sala de aula são pouco diferentes daqueles vistos na prática, devido à própria correria com que as coisas acontecem no mercado de trabalho. “Não aprendi nada novo, no estágio, digamos. Mas, sim, provar da velocidade com que as coisas acontecem fora da faculdade. A pauta que recebemos, por exemplo, é bem mais simples, as técnicas de padronização do texto variam de local para local”, conclui Gustavo.

Camila Gadelha
7 º semestre