EM DEBATE: Monopólio e manipulação são ameaças à democracia brasileira

Convidados discutem o tema democratização da mídia em relação à diversidade de opinião nos meios de comunicação

Nelson Campos faz panorama histórico da democracia

A democratização da mídia, pauta que visa à pluralização dos veículos midiáticos, foi discutida nesta terça-feira, 22, no pátio do 5º andar da Faculdade 7 de Setembro (FA7). O debate contou com a participação de dois convidados: Helena Martins, jornalista e integrante do conselho diretor do coletivo Intervozes, e de Nelson Campos, filósofo, historiador e professor da FA7.

O processo histórico de democratização do Brasil, explicado por Nelson Campos, induz à compreensão da democracia através das lutas históricas contra diversas estruturas de poder. Segundo o professor, o controle massivo dos meios de comunicação limita a liberdade de expressão do jornalista e manipula a opinião pública de maneira negativa. “Se você souber a quem pertence o meio de comunicação, você sabe que tipo de política ele defende”, apontou Nelson.

Para Helena Martins, democratizar a mídia é uma questão de diversidade e garantia da liberdade de expressão. Por compreender a comunicação como um direito humano, Helena expôs uma série de práticas recorrentes nos veículos comunicativos que promovem uma parcialidade excessiva nos noticiários. A concessão de maiores espaços apenas para um dos lados do fato, por exemplo, é uma das formas de consolidar uma opinião que conduz à despolitização da sociedade, segundo a jornalista.

Após as contribuições dos convidados, os alunos tiveram a oportunidade de fazer perguntas e se posicionar em relação ao tema. “A necessidade de discutir sobre a democratização da mídia é muito antiga e cada momento que nós temos para conversar sobre estratégias manipuladoras é importante. Esse encontro é feito para que os novos alunos de comunicação saibam o que acontece e que confrontem a verdade da mídia com outras verdades”, pontuou a professora Ana Paula Rabelo, uma das organizadoras do debate.

Karol Saldanha
3º semestre

Tags: , , , , , , ,

Comentários (2)

1. Que emoção ver meu professor do Colégio Batista, há mais de 20 anos, ainda na luta, esclarecendo sobre os processos históricos deste país, num momento tão importante. Nelson Campos, sou muito grata a você por tudo o que me ensinou – e, nisso, me impediu de estar agora passando vergonha neste momento histórico.

- Responder