EDUCAÇÃO: Novo modelo do NPJOR prepara monitores para mercado atual

O novo modelo segue a tendência do Job Rotation e tem como objetivo preparar os monitores para o mercado de trabalho fortalecido pela Comunicação Integrada

Depois de passar por uma série de mudanças, o NPJOR, Núcleo de Produção Jornalística da UNI7, está de cara nova. Utilizando um modelo de rotatividade o Núcleo, coordenado pela professora Vânia Tajra, desenvolve a partir de agora uma proposta de convergência.

Dividido em seis células básicas ( Impresso, Rádio, TV, Mídias Digitais, Fotografia e Assessoria de Comunicação) o formato do NPJOR segue a modelo do Job Rotation, sistema empregado por grandes empresas mundiais, para o desenvolvimento de estagiários e trainees.

Nesta segunda, 05, foram iniciadas as atividades do Núcleo com seis monitores que se capacitarão em todas áreas do fazer jornalístico.

Para a professora Vânia Tajra esse modelo é o que melhor se adapta na conjuntura atual “porque atende  o cenário nacional do jornalismo, trabalha um processo de convergência e capacita os estudantes para o mercado de trabalho”.

O projeto piloto está em fase implementação com os alunos do curso de jornalismo: Vitor Siqueira, Hyago Felix, Willianna Barbosa, Monike Lima, César Rodrigues e Isabela Gomes. Todos os monitores participam de projetos integrados nas referidas áreas e devem ter fortalecido o perfil multifacetado do jornalista do século 21.

Perguntada sobre essa nova experiência Monike Lima, uma das voluntárias e responsável pela célula de mídias sociais, acredita que “ ao final do projeto terá agregado mais conhecimento na área jornalística” e completou dizendo que “desta forma entenderá o que a profissão atual pede”. O monitor de TV, Hyago Félix, afirma que essa proposta  é “um convite ao jornalismo multifacetado que é cobrado atualmente nas redações de jornalismo” e  acrescentou que “espera um acréscimo em seus conhecimentos como estudante”.

Com o Decreto do Governo do Estado, que permite a volta gradual das atividades práticas nas Instituições de Ensino Superior, os monitores começaram a desenvolver suas atividades de forma  presencial, no prédio da Uni7, obedecendo as medidas de biossegurança da Instituição.  Os monitores também possuem acompanhamento dos técnicos e disponibilidade total dos estúdios de rádio, TV e fotografia, para o desenvolvimento dos projetos.

Equipe NPJOR 2020.2

Tags: , ,