EDITORIAL PAPIRO: As narrativas sociais em período de pandemia

O agito das ruas deu lugar à calmaria. Passos apressados, na correria do cotidiano, foram forçados à aquietação dentro de um único espaço: a sua casa. E assim tem sido a nova rotina das pessoas desde a chegada do novo coronavírus.

A adaptação à nova vida, com uma nova realidade dentro dos lares, gerou conflitos. Seja com o home office, que agora pode sobrecarregar, ou os estudos a distância, que não têm sido a mesma experiência para todos. Agora, o ambiente que antes era destinado ao repouso, se transformou em escritório, escola, balada…

O Papiro de 2020.1 traz pautas baseadas no assunto que, de forma repentina, alterou os cursos do planejamento de todas as áreas neste ano: as consequências da Covid-19. Mudanças, ajustes, perdas e inconstâncias são algumas temáticas que compõem essa nova edição do jornal, produzido pelos alunos da disciplina Projeto Integrado de Jornalismo Impresso do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). E, por conta dessas mudanças todas, esta edição será lançada, primeiramente, no online, aqui no Portal Quinto Andar.

A editoria de Metrópole mostra os adiamentos dos projetos culturais lançados pela Prefeitura de Fortaleza inicialmente para 2020. Sem previsão de entrega até a cidade alcançar o controle da pandemia, a implementação de cinemas nos sete terminais de ônibus e o lançamento de dois novos Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas), dos bairros Pici e José Walter, ficam no aguardo do retorno total das atividades não essenciais.

Migrando para o Esporte, são apresentados os novos hábitos de bem-estar, saúde corporal e adaptações para práticas de exercícios físicos em casa, em uma nova perspectiva de isolamento social, com acompanhamento profissional online.

Em Economia, as pautas são voltadas para os comerciantes da periferia. O mercado de trabalho baseado no empoderamento feminino e a situação dos pequenos negócios, que buscaram novos caminhos para conseguir permanecer atuantes, mesmo durante o período de reclusão.

Nesta edição, em especial, o Papiro conta com novos formatos, dentro da multimidialidade. Todas os temas das matérias em texto serão abordados em vídeos de um minuto, no projeto InstaPapiro, publicado no perfil do Instagram no Quinto Andar. E teremos, ainda, um podcast sobre o aumento do uso das redes sociais no período da quarentena, e como o consumo excessivo de informação pela internet pode afetar a vida de pessoas que têm problemas psicológicos.

Outra novidade é que temos um suplemento de doze crônicas, produzidas pelos alunos da disciplina Introdução ao Jornalismo, que também estão publicadas, online, aqui no Quinto Andar. Nessas histórias, os alunos escreveram sobre os possíveis encontros no fim da quarentena, em um novo mundo, baseados na forma como conseguiam enxergar a rua, o momento, a partir de suas casas, durante o período de reclusão.

Boa leitura!

Texto: Stefane Castro (5º semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: , , ,