DOC: Jornalistas revelam vivências e aprendizados no Memória em Pauta

Na edição de estreia, projeto recebeu os jornalistas cearenses Eliézer Rodrigues e Inês Aparecida

Registrar e contar a história de vida de profissionais do jornalismo cearenses. Com esta proposta, os alunos da disciplina Projeto em Mídias Convergentes 2018.1, do curso de Jornalismo do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) desenvolveram a primeira edição do projeto Memória em Pauta com dois documentários.

Em sua primeira edição, as duas produções reuniram os jornalistas Eliézer Rodrigues e Inês Aparecida. Divididos em duas equipes, os estudantes falaram abertamente sobre suas vidas pessoais como profissionais, suas origens e as pautas que lhe marcaram do decorrer de suas carreiras profissionais.

Para a produção dos documentários, os alunos foram divididos em duas equipes. A partir de orientações de pauta, pré-produção, apuração, filmagem, eles colocaram em prática a técnica necessária para todo o processo de produção do documentário.

A proposta do Memória em Pauta é mostrar um lado da história de quem não está dentro da própria história. Mas, busca revelar obstáculos que um jornalista tem que passar para poder noticiar determinados fatos tão importantes. Eliézer e Inês viajam no tempo e revelam segredos da vida, pessoal e profissional. O jornalismo dos anos 80, a atuação jornalística, os momentos políticos e culturais em Fortaleza.

Todo jornalista namora a sua história. É que poderá ser visto nos doze minutos do documentário com os dois profissionais. Eles são, como escreveu Ali Kamel, diretor-geral de Jornalismo da TV Globo, no prefácio do livro “Correspondentes”, da Globo Livros: “O jornalista é apaixonado por relevar fatos e pessoas, fazer a cobertura dos eventos com satisfação de que, no futuro, olhará para trás e, com orgulho, poderá dizer que, como observador atento, participou disso e daquilo, viu isso e aquilo em primeira mão. Essa talvez seja a marca fascinante da profissão quando se tem em mente o prazer de quem exerce”. Fica no Memória em Pauta, um registro único daqueles que vão contar mais uma história.

Assista ao documentário clicando na imagem abaixo
Imagem de Amostra do You Tube

Texto: Victor Mendes (8º semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: , , , , , , ,