#DEBATEFA7: A experiência de ouvir propostas dos candidatos a prefeito

Encontro foi uma oportunidade para alunos participarem de discussão ao vivo com candidatos a prefeito de Fortaleza

Estudantes de manifestam durante fala dos candidatos (Foto: Eduardo Maranhão)

Para a cobertura do debate com os candidatos à Prefeitura de Fortaleza, a Faculdade 7 de Setembro (FA7) preparou uma estrutura com diferentes plataformas: da transmissão ao vivo,via internet pela Fan Page da FA7 no Facebook, a um telão transmitindo o debate em tempo real, com cadeiras no pátio do 2º andar do campus. Estudantes, professores, diretores e funcionários foram mobilizados para receber os candidatos e assessores na sala 505, adaptada para recepcioná-los.

O portal Quinto Andar, do curso de Comunicação, cobriu o debate com equipe de estagiários, para produção de textos, fotos e imagens. Tudo foi preparado para facilitar o acesso do público ao Teatro Nila Gomes Soárez,e aproximando candidatos e alunos,além do público externo, que participou com opiniões por meio de perguntas, cartazes, manifestações e palavras de ordem.

De acordo com a estudante de jornalismo Khelvya Carvalho, o debate foi algo extremamente necessário e tem que se estender pelas redes sociais, locais públicos e principalmente no âmbito das faculdades, campo de debates e organizações estudantis. Em relação às manifestações da plateia,na maioria alunos,a aluna avalia que seria inviável e contraditório, principalmente no atual momento político, que não existissem. Quando questionada sobre as propostas dos candidatos, Khelvya deixa claro que eles falaram pouco sobre os problemas sociais da cidade. “Eles poderiam ter tratado destes temas. Teria sido mais interessante”.

Outros alunos do curso de jornalismo disseram ter gostado da iniciativa da Faculdade, embora ainda permanecessem com dúvidas acerca das propostas dos candidatos.“É o primeiro debate que estou de corpo presente, antes só assistia pela televisão. É algo totalmente diferente.Sentimos a euforia nas pessoas”, disse Mairton Matheus. Já a estudante Jessyca Nayara disse ter uma afinidade com o Psol e que graças ao debate na FA7, ela pôde reafirmar sua afinidade.

Sobre as propostas apresentadas pelos candidatos, os alunos fizeram críticas, destacando que elas não foram estruturadas. A principal expectativa deles seria que o prefeito Roberto Cláudio e a ex-prefeita Luizianne Lins tivessem participado do debate. No senso geral, os estudantes gostariam também de ter escutado as posições dos dois.Apesar da falta de alguns candidatos,houve intensa participação,quando tiraram algumas dúvidas e reafirmaram suas certezas sobre os candidatos presentes.

Lisandra Sousa e Talita Chaves

2º semestre