Notícias

CULTURA: Romancista brasileiro tem memória preservada em bairro da cidade

Categoria:

Uni7 Informa

0

Pouco visitado pelos fortalezenses, espaço Casa José de Alencar oferece opções de lazer para todas as idades

Casa onde nasceu o romancista José de Alencar

José de Alencar é um pequeno e pouquíssimo conhecido bairro de Fortaleza. Ele traz consigo grandes histórias, desde que se chamava Alagadiço Novo. Uma delas foi ter sido privilegiado, em 1966, com o Centro Cultural Casa de José de Alencar, um espaço que promove o lazer, arte, cultura, educação e projetos de educação musical, karatê, capoeira e educação ambiental para a comunidade. O equipamento é uma atração nos 7 hectares do que restou da antiga propriedade do senador José Martiniano de Alencar, pai do principal romancista brasileiro da fase romântica.

É lá também que está um espaço emblemático para a cultura e história do Ceará: a casa onde nasceu o escritor, romancista, dramaturgo, advogado, jornalista e político José de Alencar, autor de obras como “Iracema” e “O Guarani” entre outros clássicos da literatura. É uma pequena casa de três cômodos, construída no século XVIII. A edificação foi construída em pedra e cal, com madeiramento primitivo de carnaúba. Possui telhado simples. A construção fazia parte de um conjunto formado de casa-grande e casa de engenho.

A coordenação do espaço relatou que tem como objetivo promover a cidadania. Assim usando como espaço expositivo e oferece também uma ampla área verde que pode ser utilizada para encontros, piqueniques e pequenos eventos, contando com parcerias de instituições privadas ou públicas para o acontecimento desses eventos. Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus muitos espaços culturais sofreram com a falta do público, já que tiveram que fechar suas portas, e o espaço Casa de José de Alencar não foi diferente.

Mesmo diante de todas as dificuldades, com o espaço impossibilitado para os eventos de costume a solução foi realizar eventos virtuais, projetos de interação com o público de maneira não presencial, como os projetos Primavera José de Alencar on line, Tour Virtual na Casa José de Alencar, Eu Leitor, entre outros.

Além de todos os eventos promovidos também disponibiliza espaços como o Museu Arthur Ramos, a coleção de rendas de bilro Luiza Ramos, a Pinacoteca Floriano Teixeira, o Salão Iracema Descartes Gadelha, a Biblioteca Comunitária O Guarani e a Biblioteca Braga Monteiro além de seu auditório. Em tempos normais, a Casa é aberta à visitação de segunda-feira a sábado. Devido à pandemia ainda não há data certa para um retorno.

Socorro Nogueira, ex-funcionária da área administrativa [Fotos: Arquivo pessoal]

Socorro Nogueira, 56 anos, mãe de três filhos e ex-funcionária da Casa de José de Alencar, trabalhou durante 12 anos na área administrativa do espaço. Ela lembra que o contato com o público era o mais interessante, pois a sua função era atender turistas e visitantes diariamente. E completa: “Trabalhar no sítio, em meio aquele verde era maravilhoso”.

Assim como Socorro, o público também gosta desse ambiente de natureza e paz. Frequentadora há 6 anos do espaço, Adriana Nunes, mãe de dois filhos, adora passar seu final de semana na Casa de José de Alencar. Por ser um espaço arborizado e familiar, ela adora levar sua família para os eventos infantis que envolvem a natureza ou até mesmo para um piquenique.

Adriana Nunes, primeira à esquerdo da foto, com a mãe ao lado; e logo abaixo a filha e ao lado, o marido e o filho, em um evento antes da pandemia 

Serviço Av. Washington Soares, 6055 – Bairro José de Alencar – Fortaleza/CE Fone: (85) 3229.1898 Horário: de segunda à sexta-feira, 8 às 17 horas; sábados, 8 horas ao meio-dia Site: http://www.casajosedealencar.ufc.br 

Texto: Monike Lima (3° semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.