CULTURA: Periferia de Fortaleza mostra que vai além da violência

Com artistas selecionados por grandes conglomerados artísticos e outros brilhando nas redes sociais, a região afirma que é mais que um preconceito social

O bairro Granja Lisboa, na regional 5, é conhecido localmente por aparições nos noticiários policiais. O lugar também apresenta altos índices de violência, desigualdade social e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que chega a 0,17 de 1 ponto, segundo dados divulgados pela Prefeitura de Fortaleza, no ano passado. Contudo, o bairro foge desse estigma quando lança para a Capital grandes artistas que se desenvolveram e tornaram-se populares dentro do quadrante.

A Granja, como é popularmente conhecida, demonstra que vai adiante destas percepções e consegue fortalecer sua população, mesmo com pouco apoio por parte do governo local. Um dos grandes exemplos dessa caminhada é o Instituto Katiana Pena (IKP), que começou de maneira informal e hoje tem apoio de grandes empresários do Grande Bom Jardim e da Capital. O instituto, criado em 2015, tem como objetivos transformar a vida de moradores do bairro através da arte, ser referência na formação continuada de dança e formação cidadã.

Muitos alunos que passaram pelo IKP conseguiram alçar voos maiores, após seu desenvolvimento no projeto social. Como é o caso da professora-bailarina e coordenadora pedagógica, Cibele Araújo, que iniciou na dança aos 9 anos e este ano foi selecionada para uma bolsa do renomado Teatro Bolshoi. Acerca do reconhecimento conquistado dentro e fora do bairro, a bailarina comenta que “é uma honra muito grande e uma sensação de dever cumprido ao levar o nome do bairro.”

Cibele Araújo se apresentando em um espetáculo de dança

Cibele afirma, ainda, que o bairro vai além do estereótipo da violência apresentada em todas as redes de comunicação. “A gente sabe que aqui tem muitos talentos, muitas pessoas que só precisam de uma oportunidade. Então, eu tá conseguindo isso é um orgulho pra mim mesmo e uma certeza que estou no caminho certo”, finaliza a coordenadora pedagógica.

A Granja Lisboa também tem presente na sua região alguns produtores de conteúdo que fazem a alegria de diferentes pessoas de Fortaleza. Um dos mais conhecidos é o humorista Beto Ferrer que possui quase 39 mil seguidores no Instagram e produz vídeos para a plataforma. Ferrer iniciou sua carreira quando ainda era garçom, em 2015, e comenta que após sua primeira publicidade não parou mais.

Beto Ferrer na produção de um dos seus vídeos para o Instagram

O humorista afirma que se sente muito feliz em conseguir levar alegria para os moradores, principalmente, neste período de pandemia. Sobre a aprovação do seu conteúdo por parte da população, Beto diz que “é muito gratificante ser reconhecido na Granja Lisboa, no Bom Jardim e em outros bairros de Fortaleza. Até porque, iniciei minha carreira fazendo vídeos somente no bairro”, finaliza.

Texto: Vitor Siqueira (5° semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: ,