CONSTRUÇÃO: Alunos de Arquitetura e Urbanismo expõem pavilhões na FA7

Desafiados a materializarem suas maquetes, estudantes do primeiro semestre imergem no mundo da profissão

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade 7 de Setembro (FA7) realizou exposição com trabalhos acadêmicos de alunos do primeiro semestre na disciplina de “Introdução à Arquitetura”. Durante a semana de provas de verificação final (VF) do semestre, entre os dias 13 a 17 de junho, o pátio de entrada da instituição foi ocupado por maquetes. As equipes trabalharam pavilhões com temas que sugeriam ideias de uso, no intuito de contribuir para o aprendizado dos principais conceitos da profissão.

Depois de estudar as definições de urbanismo, no que diz respeito ao âmbito da cidade, e da arquitetura, no contexto de edifício, os estudantes, orientados pelo professor Jober Pinto, aplicaram os conhecimentos na construção de um objeto prático. Distribuídos entre cinco temas principais, os acadêmicos trabalharam pavilhões de descanso, desestresse, arrecadação de doações, venda de comidas estrangeiras e exposição de trabalhos fotográficos.

Para a composição da VF, os alunos desenvolveram o conceito, elaboraram o projeto, materializaram em uma maquete e, por fim, construíram o objeto. O prazo para a entrega do produto final compreendeu a finalização do período de provas de verificação parcial 2 (VP2) até a véspera do início da VF. Para Jober, o período de construção da VF foi curto e o desempenho dos alunos satisfatório. “É um trabalho que eu considero muito importante para imergi-los no mundo da arquitetura”, afirma.

Para Lais Chaves, uma das estudantes que participaram do projeto por meio do pavilhão de fotografia, ter seu trabalho exposto foi motivador. “Foi uma motivação a mais. Além de muito trabalho e dores de cabeça por conta dos detalhes, a chance de mostrar minha capacidade e ir me acostumando às pressões e aos julgamentos dos clientes”, disse.

Divididos em grupos de sete alunos, apenas a turma da manhã participou das atividades. Os estudantes do período da noite, por incompatibilidade de horários, devido à maioria trabalhar o dia inteiro, limitaram-se a conclusão da maquete.

Paloma Magalhães
5º Semestre