COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA: Novos formatos dos veículos comunitários

Alunos de Jornalismo da FA7 conhecem a realidade de emissoras que têm seu forte no trabalho voluntário

Capa da revista "Comunidades", produzidas pelos alunos da disciplina

Capa da revista “Comunidades”, produzidas pelos alunos da disciplina

As comunidades de Fortaleza, em sua maioria, se consideram distantes da “grande mídia”. Para romper com esse anonimato, seus moradores, por meio de trabalho voluntário, desenvolvem portais, páginas no Facebook, cursos de fotografia, programas de rádio, TV e ainda ocupam os Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCAs) com intervenções culturais. Dessa forma, a comunidade tem “voz” entre os principais meios de comunicação.

Para compartilhar essas produções, os alunos da disciplina de Comunicação Comunitária, do curso de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro (FA7), orientados pelo professor Ismar Capistrano, desenvolveram alguns produtos. De uma forma dinâmica, eles apresentam esses “espaços democráticos” criados pelas comunidades.

O estudante Gustavo Freitas, do 7º semestre, participou da disciplina e ressalta a importância dos alunos em conhecerem esses veículos comunitários. “Compreender como se dá, de fato, a comunicação comunitária, seus desafios e como ela tem se desenvolvido sem o apoio do poder público é essencial para qualquer comunicador”, afirmou Gustavo. Ele também destaca que, dependendo de onde esses materiais forem publicados, pode surgir interesse de terceiros com relação a investimentos, para que esses meios continuem suas atividades.

Ismar Capistrano lembra que “as produções da disciplina de Comunicação Comunitária são uma possibilidade de dar visibilidade para meios das comunidades e realizar um diálogo entre academia e culturas populares”. Para conhecer mais sobre os meios de comunicação comunitária, leia, assista, curta e compartilhe!

Blog – Comunidades Culturais
Vídeo – TV Unlaw