CLASSE ARTÍSTICA: Escola de artes se reinventa para aulas presenciais

Por conta do decreto e dos protocolos, a The Biz adota providências para seguir funcionando, mas com restrições

A prática leva a perfeição. Alunas se preparam para a aula de jazz [Fotos: Arquivo The Biz]

A primeira escola de artes a produzir espetáculos licenciados pela Broadway no Ceará, Escola de Artes The Biz trouxe novos métodos para continuar com os seus espetáculos durante o período da pandemia.

Localizada no Shopping Salinas, no bairro Edson Queiroz, a The Biz é especializada em desenvolver artistas por meio do teatro, da música e da dança, com o objetivo de formar alunos proporcionando experiências artísticas. A escola conta com espaços temáticos inspirados nos dos dois grandes polos do teatro musical mundial, Londres e Nova Iorque, para que o aluno ele possa emergir dentro mundo do teatro musical.

O diretor e CEO André Grees informou que além da oferta de mais 15 cursos, os alunos têm acompanhamento de fonoaudióloga e otorrino. Fora isso os estudantes, ainda aprendem outra modalidade, a parte dos bastidores, parte de cenografia, figurino e até artes plásticas.

No início de 2020 a The Biz contava com quase 300 alunos matriculados.Com a pandemia do novo coronavírus, o número de matrículas caiu pra mais de 50%.Apesar desta queda, o diretor conseguiu manter o quadro de funcionários, com nova redução de jornada do trabalhador, de acordo com o decreto do Governo do Estado do Ceará. “A escola está hoje funcionando com horário restrito por conta do decreto da pandemia, mas durante um bom tempo, no ano passado, a gente ficou on-line. A gente criou uma plataforma com a metodologia voltada para ensinar on-line”, ressalta Grees.

Ensaio do elenco para a apresentação “Shrek, O musical”

Desafios para o ensino Segundo Rachel Coelho, 29 anos, aluna de canto, a coordenação da escola deu todo amparo aos alunos, no quesito de engajamento. As aulas aconteciam de maneira remota pela plataforma Zoom. Para as aulas de dança, por exemplo, eram enviadas instruções para que os alunos pudessem fazer a prática em casa.

Este foi o modo que o CEO conseguiu para que os alunos não perdessem o estímulo. De acordo com o relato da aluna, algumas aulas contavam com o acompanhamento do diretor Grees.

Volta gradual  Para a volta gradativa das aulas foi criado o “The Biz – Boot Camp”, um espaço temático no estacionamento do Shopping Salinas, desenvolvido para ter a chance de voltar com as aulas presenciais em um lugar ao ar livre. Um espaço totalmente amplo suficiente para manter os protocolos de distanciamento social definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Foi postado um IGTV na página do

Instagram   da escola, relembrando todos os protocolos de segurança. “Super funcionou e está funcionando e foi uma alternativa pra gente voltar o presencial e voltar a ver todo mundo”, afirma Rachel.

As aulas que acontecem dentro da escola estão ocorrendo com um número reduzido de pessoas ou de forma individual. Os espetáculos já estão sendo redesenhados para o segundo semestre de 2021, tiveram uma readequação, as músicas foram gravadas em coros e as máscaras terão um filtro transparentes para os atores.

Serviço The Biz – Performing Arts Av. Washington Soares – Edson Queiroz, loja 105 909 Tel: (85) 99912-9505 Instagram: @thebizarts Site: http://www.thebiz.com.br/

Texto: Vitoria Rodrigues (4° semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: ,