CETV: Apresentadores participam de bate-papo com alunos de Jornalismo

Dupla lembra trajetória profissional e revela os bastidores para colocar um telejornal no ar

Durante a conversa os apresentadores recordaram o início da carreira, destacando a importância dos estágios (Foto: Daniel Silva)

Há quase três anos juntos no comando do CETV, Luiz Esteves e Caroline Ribeiro se mostram também bastante entrosados fora do ar. Descontraídos e bem à vontade, eles participaram de um bate-papo com os alunos do curso de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro (FA7), na noite de segunda feira, 10. Contaram mais sobre a dinâmica do trabalho e o funcionamento do telejornal, as dificuldades e as funções desempenhadas por eles que, além de apresentadores, ainda se dividem nos cargos de editores.

Durante a conversa os apresentadores recordaram o início da carreira, destacando a importância dos estágios. Luiz Esteves teve sua primeira experiência profissional no rádio. Confidenciou que sempre quis trabalhar com sua voz, e foi ela quem despertou a atenção de profissionais, fazendo com que as oportunidades surgissem.

Já Caroline Ribeiro relata, com bom humor, que no inicio não levava muito jeito diante das câmeras, mas quis o destino que a TV entrasse em seu caminho. Saber o que fala, ter domínio da informação, falar de forma simples usando uma linguagem que todos entendam. ”Estes são pequenos detalhes muito importantes da profissão”, destaca a apresentadora.

Perguntados sobre o funcionamento na redação, eles disseram que o formato mais descontraído do noticiário ajuda no desenvolvimento e que o jornal busca o máximo possível de naturalidade. Há um ano o novo formato do estúdio e do telejornal vem agradando não só aos telespectadores, mas também aos próprios apresentadores que se sentem mais confortáveis. Segundo Caroline, a mudança no estúdio foi muito positiva. “O perfil do nosso jornal se encaixa muito nisso. A gente pode brincar, fazer comentários mais soltos, mais leves. A gente tem muita liberdade nesse aspecto’’.

O bate-papo contou com cerca de 90 alunos e foi moderado pela professora Ana Márcia Diógenes da disciplina de Introdução ao Jornalismo (Foto: Daniel Silva)

Eles ressaltaram a participação do telespectador, que tem auxiliado bastante na produção das informações. A interação com o internauta é produtiva pela dupla. Uma das ferramentas mais utilizadas para a captação das noticias é o Whatsapp, pois a notícia chega diretamente da rua. Todo conteúdo que chega à emissora, é analisado. É como se fosse um trabalho de formiga para descobrir a veracidade da notícia e o seu autor, comenta Caroline. Outros meios também são muito utilizados como o Portal do jornal, onde o telespectador se cadastra e pode enviar fotos e vídeos.

O bate-papo contou com cerca de 90 alunos e foi moderado pela professora Ana Márcia Diógenes da disciplina de Introdução ao Jornalismo. Para o aluno Neto Ribeiro, do 1º semestre de Jornalismo, o encontro foi proveitoso. ‘’Tivemos a oportunidade de ter contato com o mercado de trabalho, e de conhecer duas referências do jornalismo cearense’’. Já para aluna Paloma Negreiros, também do 1º semestre, a experiências foi bem aproveitada. ‘’São duas pessoas bem experientes em TV e no jornalismo em geral. Nos passaram um pouco da experiência deles para aumentar a nossa certeza diante do curso’’.

Dyego Viana
1º Semestre