Notícias

BEISEBOL FORTALEZA: Dificuldades para quem joga e é fã da modalidade

Categoria:

Uni7 Informa

0

Desde 2014 a equipe batalha para ganhar seu espaço e reconhecimento dentro do esporte cearense. O time tem feito um bom trabalho e que tem dado grandes resultados nos últimos anos

O esporte que usa tacos, luvas e bolas, é um dos mais conhecidos nos Estados Unidos e teve sua origem em 1839. Mas, apesar de ser um esporte antigo, o beisebol, no Brasil, não tem grande divulgação, principalmente no Estado do Ceará. Em Fortaleza, o número de equipes praticantes do esporte ainda é bastante pequeno e pouco reconhecido, o que dificulta ainda mais o reconhecimento da prática esportiva.

Com surgimento entre 2008/2009, o time Beisebol Fortaleza começou a dar seus primeiros passos. A equipe surgiu a partir da admiração de Dilson Azevedo, 27, que se interessou tanto, que acabou trazendo o beisebol para dentro de sua vida e de seus amigos. A partir disso, foi montada uma equipe de amigos que admiravam a modalidade e que sentiam a necessidade de mostrar para Fortaleza, que beisebol também é um esporte para brasileiros.

Mas, só em 2014 o time conseguiu tornar o sonho de ter uma equipe profissional em realidade. Daí em diante, com maiores incentivos e a ajuda de amigos e conhecidos que compartilhavam do mesmo interesse, com equipamentos adequados, como tacos melhores e objetos de proteção, o time foi conseguindo se estabelecer. Ainda sim, a falta de espaço para o esporte na cidade, tem dificultado o crescimento real do time. Com isso a equipe acaba não sendo notada nos grandes campeonatos do país.

O fundador da equipe, Dilson, reconhece as dificuldades enfrentadas. “Como moramos no país do futebol, realmente a visibilidade é mínima. E não existe grande incentivo em relação a esse esporte”. Conforme o tempo, esse cenário tem mudado e o time tem conseguido seu espaço. Eles estão, por exemplo, em dois campeonatos que engloba a região Nordeste. Tem sido um trabalho difícil, mas o sonho de levar o esporte para todo o Brasil continua maior do que qualquer dificuldade.

Dilson Azevedo, fundador da equipe Beisebol Fortaleza

A falta de incentivo que o beisebol recebe, não só em Fortaleza, mas também em todo país tem um grande impacto nas vidas de quem pratica o esporte. Isso acaba sendo mais um motivo para que eles desistam, mesmo que o esporte tenha trazido benefícios para a vida. A falta de motivação é o que mais tem dificultado para esses jovens.

“Como moramos no país do futebol, realmente a visibilidade é mínima. E não existe grande incentivo em relação a esse esporte” – Dilson Azevedo

Graças ao beisebol, os jovens que praticam vêm notando vários benefícios para sua vida. Carlos Renan, 17, diz que seu condicionamento físico e sua concentração, que são de extrema importância para quem joga, melhoraram bastante desde que conheceu o esporte e que isso não tem preço. “Posso dizer, sem dúvida que o beisebol mudou minha vida. Hoje me sinto muito mais ativo e com muito mais força”.

Atleta treina para rebater bola

“Posso dizer, sem dúvida que o beisebol mudou minha vida” – Carlos Renan

Apesar da falta de conhecimento em relação ao beisebol na cidade, a equipe Beisebol Fortaleza tem lutado para motivar seus atletas e para conseguir seu espaço dentro do esporte cearense. Essas dificuldades têm motivado Dilson a seguir em frente e a levar o esporte para mais fortalezenses, mostrando o lado divertido e forte do beisebol e que ele é para garotos, garotas, brasileiros e para quem mais quiser.

Texto e Fotos: Isabela Moraes (4° semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.