ASSESSORIA: Conhecimento é a base para o profissional, diz Deborah Duarte

Ela destaca a importância da leitura dos meios de comunicação e relacionamento com o mercado

Deborah destacou pontos para ser um bom profissional na área de assessoria de comunicação (Foto: Sarah Veloso)

Integrante da equipe de comunicação da Secretaria de Infraestrutura do Ceará e sócia do grupo Informe Comunicação Integrada, a jornalista Deborah Duarte participou de debate com estudantes de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro (FA7), na quinta-feira, 16. No mercado há sete anos, ela falou sobre a experiência profissional, em bate-papo na disciplina de Assessoria de Comunicação, ministrada elo professor Miguel Macedo.

Graduada em Jornalismo pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e pós-graduada em Publicidade e Marketing na Faculdade 7 de Setembro (FA7), Deborah Duarte destacou que, para ser um bom profissional na área de assessoria de comunicação, é preciso ter dois tipos de conhecimento. Um relacionado aos veículos de comunicação, e outro, aos clientes. “Se você não tiver esse conhecimento, terá dificuldades de ‘vender’ a sua pauta para os jornalistas”, afirmou. Entre os clientes que teve listou O Boticário, Instituto do Câncer do Ceará, Shopping Maraponga Mart Moda.

Ela também ressaltou as dificuldades em conseguir espaço para publicações das empresas, para a qual presta serviço, nos veículos impressos. “Isso acontece devido ao número restrito de jornais no Ceará”, disse a assessora. “A concorrência é enorme, então você tem que se destacar nesse volume de informação”, afirmou. “A sua informação tem que ser do interesse do jornal e do público”.

Deborah ressalta a importância do profissional da área em ler jornal (Foto: Sarah Veloso)

A jornalista também falou sobre sua experiência em gerenciamento de crises e contou como solucionou casos em algumas empresas. “Nos momentos de crise, não se pode negar informação aos veículos de comunicação. Além disso, deve-se dar uma atenção para todos aqueles que se sentirem prejudicados”, disse. Deborah também destacou a importância das redes sociais para a manutenção da imagem das impressas. “Para ter maior controle sobre as informações, apenas uma pessoa pode fazer as postagens na fan page. Pode-se, desta forma, evitar uma possível crise nas redes sociais”.

Ao final do debate, Deborah parabenizou a iniciativa. “Acho que essa ideia de fazer debate é fundamental porque possibilita aos estudantes tirarem as duvidas e descobrirem como funciona o mercado de trabalho”, concluiu. O estudante do quarto semestre de jornalismo, Matheus Ribeiro, já estagia na área e pretende continuar trabalhando. “Mas, ainda pretendo passar por outros veículos de comunicação. É necessário conhecer o outro lado para inserir na assessoria de comunicação”.

Daniel Costa
4º semestre