Alunos e professores da FA7 se reúnem para a edição do Jornal Papiro 2012.2

Na manhã de hoje (20/10), o estúdio de TV da Faculdade 7 de Setembro (FA7) se transformou em uma redação de jornal, ou melhor, uma sala de notícias. Esta “transformação” se deu por conta da edição do Jornal Papiro 2012.2, produto impresso da disciplina de Jornal Laboratório, ministrada pelos professores Rafael Rodrigues (manhã) e Edma Góis (noite).

Os professores Edma Góis e Rafael Rodrigues, responsáveis pela disciplina Jornal Laboratório. (Foto: Agência FATO)

Também estavam envolvidas na redação as disciplinas de Fotojornalismo e Design Editorial, ministradas pelos professores Jari Vieira e Andréa Araújo, respectivamente. Foi um trabalho integrado, que mobilizou o curso de Comunicação Social fazendo com que os alunos simulassem “um dia na redação de um jornal” e vivenciassem novas experiências.

Para o professor Rafael Rodrigues, essa experiência é fundamental e serve para que os alunos possam entender como se dá a integração entre os vários setores dentro de uma redação de jornal. Por exemplo, como é o relacionamento entre os repórteres e a equipe de fotografia, de design e etc. Mas não é só isso. Além da integração, os alunos também se deparam com a pressão do dead line, ou seja, do prazo de entrega das matérias. “Tudo isso faz com que essa experiência tenha uma grande relevância na formação dos alunos, sobretudo na área de jornalismo impresso”, comenta o professor.

O aluno de Jornalismo Rodrigo Barros, que tem sua matéria (sobre a avenida Washington Soares) entre os indicados para a capa do jornal, comenta que a experiência está sendo bastante proveitosa e construtiva desde o momento da escolha da pauta (que inicialmente era sobre as dificuldades dos pedestres em Fortaleza) até a edição final.

Trabalhando em equipe, repórteres e designers editam o Jornal Papiro 2012.2. (Foto: Lyvia Rocha)

O próximo produto laboratorial a ser editado na Sala de Notícias é a revista Matéria-Prima 2012.2.

REDAÇÃO EXPERIMENTAL OU SALA DE NOTÍCIAS?

Para aqueles que já estavam familiarizados com o termo “redação experimental”, adotado no início do projeto “dia da redação” idealizado pelo curso de Jornalismo da FA7, não se assustem se agora encontrarem o termo “sala de notícias” no lugar do outro.

O professor e coordenador do curso de Jornalismo da FA7, Dilson Alexandre, comunica que o novo termo está sendo utilizado para padronizar o evento e não restringi-lo apenas ao “dia da redação”.

Para divulgação online, a hashtag padrão utilizada é #saladenoticiasfa7.