#10ANOSCOMUNICAÇÃOFA7: Harmonia é a chave na formação de profissionais

Comunicação completa dez anos com motivos para comemorar, e muito ainda que conquistar, com habilidades na formação do jornalista e do publicitário

_DSC0271

A harmonia é um dos grandes fatores para que os cursos de Comunicação tenham o conceito de excelência por parte do MEC (Foto: Sarah Veloso)

Chegou-se a uma década. O curso de Comunicação da Faculdade 7 de Setembro (FA7) completa dez anos de existência, em 2014. Nesse período, pautando-se pela seriedade, compromisso com vistas à dinâmica social, a FA7 tornou-se referência no que pese à estrutura e à formação de profissionais da comunicação. Prova disso são os altos índices de aprovação, e ter alcançado notas satisfatórias no quesito desempenho acadêmico, na avaliação do Ministério da Educação (MEC), por meio do Índice Geral de Cursos (IGC).

A harmonia é um dos grandes fatores para que os cursos de Comunicação tenham o conceito de excelência por parte do MEC. Como tendência a ser exigida pelo mundo social atual, é necessário que os cursos de Comunicação sejam harmônicos e que possam complementar um ao outro, partindo para o quesito da versatilidade.

A série de comemorações pelos 10 anos teve início no primeiro semestre, com depoimentos de profissionais que ajudaram a concretizar o sucesso dos cursos. No portal de notícias dos alunos de Comunicação da FA7, Quinto Andar, (www.quintoandar.fa7.edu.br) podem ser lidos estes testemunhos. Todos os professores ressaltaram a importância dos dez anos e destacaram a relação acadêmica com os alunos e a instituição.

A professora de comunicação Kátia Patrocínio que, há exatos 10 anos, leciona na instituição. Fala da satisfação de poder fazer parte desta data tão importante para FA7: “é com muita alegria que eu vejo o sucesso da faculdade de comunicação, seja de publicidade ou jornalismo. Hoje a FA7 tornou-se referência na formação de profissionais da comunicação”. Kátia ressalva também que este acontecimento é fruto de dois atributos já mencionados por essa reportagem: “A referência tanto no aspecto estrutural como no acadêmico deve-se a seriedade e ao compromisso. Não adianta você ter uma instituição de ensino voltada para comunicação se você não tiver essas duas características. Por que ao contrário do que muitos educadores imaginam, colocar uma faculdade de comunicação no cenário universitário significa dizer que irá ter custos”.

A cantina do 5º andar é um lugar em que estudantes e até professores se reúnem para conversar e se divertir um pouco (Foto: Sarah Veloso)

A cantina do 5º andar é um lugar em que estudantes e até professores se reúnem para conversar (Foto: Sarah Veloso)

Para o coordenador do curso de comunicação social da FA7 Dilson Alexandre, seria inconcebível deixar passar em branco, sem fazer menção a data comemorativa: “não podemos passar em branco, a série de acontecimentos que marcaram os 10 anos do curso de comunicação social da faculdade 7 de setembro. Vamos fazer homenagens aos personagens que ajudaram na construção dessa história. O primeiro coordenador do curso Ismael Furtado será um dos justos homenageados”.

Nota-se que há algo para comemorar, porém o que foi feito nesses 10 anos, vem de ser visto como um processo em continuidade. “estamos num ambiente amplamente concorrido, e para ficarmos com altos desempenhos atingindo nota 4,0 sendo considerado ótimo para os padrões do MEC é mister que mantenhamos a qualidade, sempre analisando o futuro dos cursos de comunicação, e com a concretização do centro universitário podemos nos reforçar no que consiste a pesquisas no campo científico”, afirma Dilson.

Você pode saber a programação completa e acompanhar tudo o que vai acontecer na Semana da Comunicação através do hotsite.

Rafael de Lima
2º semestre