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RETROSPECTIVA: Confira as conquistas dos alunos de Comunicação da UNI7 em 2021

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Texto, Uni7 Informa

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Alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo foram mais uma vez prestigiados por seus trabalhos 

O ano de 2021 está chegando ao fim, e para o Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) ele foi muito especial. Além do retorno às aulas presenciais após mais de 16 meses no sistema online em decorrência da pandemia de Covid-19, diversos alunos dos cursos de Comunicação Social, com habilitações em Jornalismo e Publicidade e Propaganda, foram premiados por seus trabalhos.

EXPOCOM

Em agosto de 2021, o trabalho “Cerveja Jaguar: Um resgate da identidade regional através do design gráfico”, dos alunos de Publicidade e Propaganda, Debora Costa Lima e Bergson Dias, venceu a categoria Produção Transdisciplinar: Design Gráfico de Identidade, na etapa nacional da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). 

O projeto tem como inspiração os componentes de uma identidade regional: a história, a geografia, a fauna e a flora. Historicamente a região do nordeste é marcada por alguns estereótipos que aparecem em diversas produções direcionadas ao público local. Pensando nisso, a estética desenvolvida propõe a superação do clichê exacerbadamente usado, criando a reinvenção do nordeste.

A Expocom além de uma exposição, é um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação.

GANDHI

Dando continuidade às conquistas, em 7 de dezembro ocorreu a cerimônia da 14ª edição do Prêmio Gandhi de Jornalismo, em Fortaleza, e a UNI7 foi prestigiada em duas categorias. Na categoria Estudante – Mídia Impressa, os alunos da disciplina de Jornalismo Especializado ficaram em 2º lugar, com a revista “Matéria Prima: Histórias de Superação”, orientados pela professora Ana Márcia Diógenes.

A revista contou com a participação de 19 alunos e devido a pandemia de Covid-19, todo o processo de produção do material foi realizado online, desde as reuniões e entrevistas, até correções e seleções de imagens, além da diagramação em colaboração com a Agência Experimental de Publicidade e Propaganda da UNI7, Brado. O trabalho tem como objetivo entender diferentes visões da pandemia na sociedade, como a dos influenciadores digitais e dos movimentos sociais. 

A professora Ana Márcia conta a sensação de ganhar um prêmio importante em um momento tão difícil como a pandemia: Eu me sinto muito feliz antes de tudo pelos alunos, pois eles acreditaram ser possível fazer o material todo no virtual para se proteger, contando a dor de outras pessoas enquanto sentiam suas próprias dores, momentos que queriam estar comemorando mas não podiam, é um prêmio especial por que tem o sabor de se superar nesse tempo tão difícil. Como professora, fico muito feliz por ser uma ideia que todo mundo investiu junto, foi uma dedicação muito grande, e que bom que essas histórias vão poder ser lidas por outras pessoas, para que elas percebam tudo que parte da sociedade viveu nesse período”.

Além disso, na categoria de Trabalho de Conclusão de Curso, a estudante Lara Elise conquistou o 3º lugar com o trabalho “Torcida LGBTQIA+: um estudo sobre a cobertura esportiva da Vozão Pride na final do Campeonato Cearense 2020”, com orientação da professora Eulália Camurça.

O Prêmio Gandhi de Comunicação é uma iniciativa da Agência da Boa Notícia, Organização Não Governamental com sede na capital cearense, criada com o objetivo de estimular o fortalecimento da Cultura de Paz através da comunicação e fortalecer a relação com os profissionais e estudantes de Comunicação Social.

ADPEC

No dia 08 de dezembro, foi realizado o V Prêmio de Jornalismo da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), com o tema “Defensoras e defensores públicos: assegurando direitos, justiça e cidadania a quem mais necessita”. 

Na categoria Universitário de Radiojornalismo, o aluno da UNI7 Júnior Colucci, conquistou o 1º lugar com a reportagem “Quem é o culpado?”. A produção aborda um estudo inédito e revela falhas nos inquéritos de vítimas mais vulneráveis de crimes violentos letais intencionais em Fortaleza.

Já na categoria Universitário de Webjornalismo, o estudante Yuri da Silva Souza também garantiu o 1º lugar com a matéria “A violência doméstica durante a pandemia e a reinvenção dos serviços ofertados pela defensoria pública”.

O Prêmio de Jornalismo da ADPEC homenageia e reconhece jornalistas, repórteres e profissionais da comunicação que, por meio de seu trabalho, ajudam a divulgar a atuação de defensoras e defensores públicos em prol da democracia, cidadania e dos direitos humanos.

NOIA

Por fim, a estudante do curso de Publicidade e Propaganda da UNI7, Emilie Cristine de Assis Soares, teve o seu trabalho “Submergia” selecionado para a Mostra de Fotografia do NOIA – Festival do Audiovisual Universitário. O trabalho ficou exposto na Galeria BenficArt, do Shopping Benfica, durante os dias 7 a 14 de dezembro.

Essa foi a primeira vez que Emilie participou do NOIA como estudante da UNI7, e ela diz que “é muito bacana ser selecionada por que sempre foi uma vontade participar do festival. É um prazer mostrar meu trabalho e representar a universidade”. A obra fotográfica foi um dos registros feitos por Emilie na Praia do Poço da Draga, em Fortaleza, com a intenção de reproduzir “a submersão e o sentimento de ir além, conhecer o desconhecido e de fato se jogar, por meio da fotografia”.

O NOIA é um evento que busca valorizar e divulgar a produção audiovisual de universitários, a profissionalização de jovens e adultos, a discussão sobre o fazer cinema e a democratização do cinema nacional.

PRESTÍGIO CEARENSE

Com intuito de promover e valorizar o nicho de impresso, o Sindicato da Indústria Gráfica do Estado do Ceará (SINDGRÁFICA), em parceria com a Associação Nacional das Indústrias Gráficas e da Comunicação (ANDIGRAF), criaram o prêmio O Valor do Impresso. Para concorrer à premiação, agências de publicidade e propaganda e profissionais da área precisavam produzir uma campanha publicitária que gerasse conscientização ao grande público sobre os valores da mídia impressa. A Mulato Comunicação, agência de publicidade cearense, foi a vencedora da premiação, que teve o apoio do Sistema FIEC e do SEBRAE CE.

O Prêmio Sebrae/CE de Jornalismo é uma iniciativa do Sebrae Nacional, que tem o objetivo de premiar os melhores trabalhos jornalísticos com temáticas que englobam o universo dos pequenos negócios. Na edição de 2021, o Prêmio foi dividido em quatro categorias: vídeo, áudio, texto e fotojornalismo. 

Os premiados foram anunciados dia 26/11/2021 sendo na categoria Texto: O trabalho “Negócios na pandemia: a força das micro e pequenas empresas no Brasil”, do Jornal O Otimista, representado pelo jornalista Antonio Glauber Elias de Sousa. Na categoria Vídeo: O trabalho “Projeto “Do Chão Maciço” incentiva mulheres do sertão do Ceará a produzir e a criar na Pandemia”, da TV Verdes Mares, representado pela jornalista Wanyffer Monteiro. Na categoria Áudio: O trabalho “Comércio na Pandemia”, da Rádio Verdes Mares, representado pela jornalista Lyana Ribeiro. E na categoria Fotojornalismo: O trabalho “Negócios na pandemia: a força das micro e pequenas empresas no Brasil”, do Jornal O Otimista, representado pelo fotojornalista Edimar Soares.

O Prêmio MPCE de Jornalismo é uma iniciativa da Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Ceará e tem o objetivo de fortalecer a relação entre o órgão e a imprensa local, além de valorizar as produções de jornalistas, repórteres cinematográficos e repórteres fotográficos na difusão de informações. As inscrições para a premiação começaram dia 01/09/2021 e o resultado definitivo das inscrições deferidas foi feito dia 05/11/2021. O anúncio dos vencedores foi feito no dia 16/12/2021. Foram concedidos prêmio em dinheiro e certificados aos profissionais responsáveis pelos três trabalhos mais bem avaliados pelos jurados nas categorias Impresso/Web, Telejornalismo, Radiojornalismo e Fotojornalismo. 

Na categoria de Jornalismo Impresso/WEB o primeiro lugar ficou com o trabalho: “Da compra de atestado à fraude de documento: o impacto da ética na vacinação contra a Covid-19″, pertencente ao veículo Diário do Nordeste e de autoria do jornalista Nicolas Paulino Pinto Menezes. Na categoria de Telejornalismo o produto vencedor foi a série: “Nós existimos” da TV Fortaleza com autoria de Amanda Nogueira e Daniele Campos. A série “Exposed Fortal” do veículo Rádio Verdes Mares e autoria de Emanoela Campelo de Melo garantiu o primeiro lugar na categoria de Radiojornalismo e o trabalho “Despejos” do Jornal O Povo e de autoria de Francisco Sampaio Fontinele levou o primeiro lugar em produto de Fotojornalismo.

Texto: João Pedro Pacheco Artuzo (2° semestre / Jornalismo) e Fernanda Borges (8° semestre / Jornalismo)

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