Notícias

LAZER: Areninha traz felicidade para moradores do Parque Dois Irmãos

0

Após seis meses da inauguração, população só tem elogios para o projeto da prefeitura

Entregue no dia 1º de novembro de 2016, a Areninha do Parque Dois Irmãos trouxe para os jovens, uma nova opção de lazer e muitos benefícios para o bairro. O antigo Campo do Dragão deu espaço ao projeto, onde foi investido aproximadamente 1,5 milhão, segundo o site da Prefeitura de Fortaleza. A areninha conta com gramado sintético, bebedouros, vestiário etc. O entorno dela ganhou iluminação, novas calçadas, quadra esportiva e uma roda de capoeira. Todos os dias há alguma atividade no local, seja dentro de campo ou fora dele.

Escolinha de futebol para crianças é uma das atividades mais procurada pela comunidade (fot: Pedro Saraiva)

Para a comunidade, o projeto só trouxe alegria. Renata Amaral, 47, moradora do bairro há 26 anos, lembra que quando chegou, só havia cinco ou seis casas. As ruas eram sem asfalto e a iluminação pública precária. A moradora viu o bairro se desenvolver e diz que essa areninha era o que faltava. “Me sinto em um bairro de luxo agora”, conta, sorrindo.

Renata disse ainda que o bairro sempre foi muito tranquilo, mas que havia pequenos assaltos esporadicamente. Atualmente, para ela, a sensação de segurança aumentou, principalmente porque antes da reforma, o local era um ponto de revenda de drogas e isso a deixava apreensiva. Destaca também que agora tem um lugar onde pode fazer caminhada e se exercitar. “Não saio mais desse bairro por nada”, finaliza.

O projeto também trouxe benefícios para os comerciantes. Há mais de sete anos, Natália Alencar, 27, abriu uma lanchonete e só teve felicidade desde a inauguração da areninha. Moradora do bairro há pelo menos 20 anos, conta que, desde que começou a vender salgados e bolos, nunca viu o movimento crescer tanto como nos últimos meses. “Tive até que ampliar o horário de funcionamento. Antes, fechava em torno das 22 horas, agora fechamos às 23h30”, relatou.

Renata define areninha como maior atrativo para o bairro (Fotos: Pedro Saraiva)

Segundo Natália, dois fatores foram responsáveis para a mudança: o aumento de clientes e a nova iluminação, que a deixou mais tranquila com relação a assaltos – apesar de nunca ter acontecido com o estabelecimento dela. “Amei esse projeto desde que soube que iria ser feito, porque sabia que iria me ajudar e valorizar minha rua. Eu amo viver aqui”, diz, orgulhosa.

Além de opção de lazer, o projeto gerou ocupação com a formação do Conselho Gestor da areninha. Foram eleitos seis moradores da comunidade e seus suplentes para auxiliar a prefeitura na manutenção do local. É fato que a areninha revigorou o bairro e impactará no futuro de vários jovens da região.

 

Texto: Pedro Saraiva (3º semestre – Jornalismo)

Tags: , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.