ENCONTROS: Projetos da Rede Cuca querem transformar territórios com difusão cultural

Reportagens

Ações promovem e viabilizam trocas de conhecimento entre artistas que têm a chance de apresentar o trabalho para o público

No mês de junho durante às terças, quartas e quintas-feiras a Rede Cuca oferece programação musical para todos os gostos por meio dos projetos Ensaios Abertos. No dia 29, os Encontros Musicais trazem toda animação do Bloco Filhos de Xandhy, com repertório em ritmo de samba. Os dois projetos pautam a utilização e ocupação dos espaços promovendo acesso, fruição e formação de plateia.

Para Mapurunga Junior o Cuca é mais que um trabalho, é uma missão social (Foto: Fátima Belarmino)

De acordo com Mapurunga Junior, coordenador de Cultura da Rede Cuca, os conjuntos musicais que possuem interesse em participar dos Encontros Musicais devem enviar o projeto para a Rede. “O grupo envia a proposta e, em seguida, são feitas avaliações por intermédio da curadoria interna”, explica. Mapurunga também informa que para facilitar o acesso dos grupos musicais e amplificar a programação, existe um projeto, em etapa de formatação. “Para os próximos semestres estamos trabalhando para que seja ofertado o Edital de Ocupação Encontros Musicais”.

Eduardo Madeira realça a importância do equipamento Cuca e convida os jovens a participarem das oficinas, cursos e esportes (Foto: Fátima Belarmino)

Nos Ensaios Abertos são feitas reuniões mensais que dialogam com aproximadamente 80 bandas. Para Mapurunga às reuniões fazem parte do processo de formação da programação. “Por mês, fazemos em torno de 20 eventos dos Ensaios Abertos. Nosso objetivo é lançar um formulário online para cadastramento e envio do material”. O intuito é que por meio deste formulário a Rede consiga subsidiar a produção e sondar as deficiências das bandas.

A Rede Cuca é composta por três Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte: Cucas: Barra, Mondubim e Jangurussu. Durante o ano inteiro são promovidos festivais como Favela Arte Festival, Festival de Música da Juventude, Festival Amor e Juventude e Viradão. Eduardo Madeira (Dudu), é técnico de estúdio da Rede Cuca, musicista e pedagogo e explica que a Rede oferece outros serviços. “Na área de formação, elaboro oficinas voltadas para produção musical. Essas oficinas são focadas na prática de equipamentos de baixo custo”, destaca.

Dia 28 de junho a Banda Velho John volta a se apresentar nos Ensaios Abertos junto com a Benarez no Cuca Mondubim (Foto: Welly Soares)

Durante as oficinas os alunos aprendem a manejar software gratuito, fazem mixagem utilizando poucos equipamentos, inclusive, APP’s para celular. Sonorização, Vivências de Gravação são algumas das oficinas rotativas ofertadas pela Rede. O intuito é capacitar os alunos no manuseio de equipamentos de pequeno/médio porte e autonomia na gravação do próprio material. Dudu ressalta que o trabalho dele” não é apenas gravar as bandas, ‘dar o peixe’, procuro sempre ensinar o jovem a pescar”.

Rede Cuca
Facebook: Rede Cuca Fortaleza @redecuca
Site: juventude.fortaleza.ce.gov.br
Programação completa de junho: https://bit.ly/2JyqrLV