MATÉRIA PRIMA 2018.1: Revista reconhece atuação de que faz uma cidade melhor

Matéria Prima

Em novo projeto gráfico, a edição valoriza o trabalho de personagens de Fortaleza que, de alguma maneira, se apropriam da cidade por meio de atitudes positivas

Uma publicação para reconhecer pessoas que trabalham e querem cuidar de Fortaleza, pelo que são e pelo que fazem, e não estão, rotineiramente, sob os olhares da mídia. Esta é a temática da Matéria Prima, revista laboratório dos estudantes de Jornalismo do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), que está à disposição dos leitores no portal Quinto Andar.

Para esta edição, a de número 18, coordenada pelo professor Miguel Macedo, a revista ganha novo projeto gráfico desenvolvido pelo professor Humberto Araújo, do Núcleo de Design Editorial (Ned). São 64 páginas, com 14 reportagens que revelam personagens da cidade que, de alguma maneira, tentam empoderar o cearense para que ele se aproprie da cidade por meio de atitudes que estão ao seu alcance – ou não!

Os alunos da disciplina Jornalismo Impresso I buscaram ressaltar o trabalho de profissionais que, de forma harmônica, valorizam a essência do ser humano e do lugar onde vivem. Como, por exemplo, a atuação voluntária do jornalista Tarcísio Matos, que dedica um momento da sua vida para cuidar de outras vidas. A arte visual de Mário Sanders que capta fragmentos da cidade e da vida. E o amor e a perseverança do turismólogo Gerson Linhares, que tenta manter viva a memória e a história de Fortaleza.

E ainda a experiência ambiental do botânico engenheiro Antonio Sérgio Castro, a frente do Movimento Pró-Árvore; a arte da dança de Katiana Pena, que transforma vida de crianças e jovens por meio do instituto que tem o seu nome; da atitude do educador popular Josenildo Nascimento, que usa o cinema para transformar espectador em narrador, e a perspectiva do arquiteto Ricardo Muratori, que entende que as pessoas têm de tomar os espaços urbanos para si.

Confira o resultado abaixo:

Tags: , , ,