MATÉRIA PRIMA: revista de alunos do jornalismo aborda patrimônio imaterial

Texto, Uni7 Informa

2021 foi um ano especial. Cheio de aprendizados e adaptações. No mundo do jornalismo não poderia ser diferente. Esta série de reportagens, toda feita de forma virtual, inclusive entrevistas e orientações, chega agora até você

A partir de hoje e pelos próximos dias, as dez reportagens feitas para a revista Matéria Prima estarão sendo divulgadas no site Quinto Andar, do Centro Universitário 7 de Setembro, que abriga as produções dos alunos do curso de Jornalismo da UNI7. Os alunos da disciplina Jornalismo Especializado I participaram ativamente desde a escolha do tema até a produção de matérias e busca por fotos.

Ao longo da produção da revista, faleceu em abril o jornalista e publicitário Gilmar de Carvalho, que também era escritor, professor e pesquisador da cultura cearense. Ele é considerado uma referência em todo o país por seu conhecimento e atuação nas tradições e culturas populares. E, por tudo isso, Gilmar é homenageado nesta edição da Matéria Prima, que aborda temas por ele estudados e disseminados.

Ilustração: Reprodução / Carlus Campos

Abaixo está o editorial da revista. A cada edição um ou dois alunos são convidados a escrevê-lo. Desta vez, quem redigiu foi a aluna Bruna Ramos, que se graduou no final de 2021.

EDITORIAL MATÉRIA PRIMA

Vivemos um tempo de intensa globalização com a integração de costumes, políticas, sonoridades e indivíduos. Incrivelmente, a internet nos deixa conhecer outros países e outras culturas sem precisar sair de casa. Mas, paralelo a isso, temos a emergência pela preservação do patrimônio cultural cearense. Não raro, a mídia divulga notícias de pontos históricos e turísticos que carecem de um tombamento para manter viva a história que eles carregam por décadas e séculos.

A transmissão de histórias, costumes e rituais passa de geração em geração, mesmo que seja de forma involuntária. E sabemos que o nosso Ceará é palco, com um grande foco de luz, para o patrimônio imaterial. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), patrimônio imaterial são as práticas, representações, conhecimentos, expressões e técnicas que as comunidades ou grupos reconhecem como parte da sua própria cultura.

Acreditamos que você já tenha brincado quadrilha ou tenha dado alguma voltinha lá pela formosa Praça do Ferreira. Que também já comeu algum saboroso prato típico cearense, conheceu alguma história dos profetas da chuva ou se encantou com o colorido das sandálias de couro do Espedito Seleiro. Acertamos? Pois bem. Nesta edição da revista Matéria Prima, decidimos abordar histórias de patrimônios imateriais cearenses. E sem falsa modéstia: foi muito bom contar as histórias da nossa região durante a produção desta revista.

Convidamos você a ler sobre uma das manifestações mais marcantes da literatura cearense, o cordel. Os versos contam a história de temas diversos, mas, em sua maioria, abordam sobre a vida sertaneja no Nordeste. Os cordelistas, juntos, trabalham para manter essa tradição viva, assim como as rendeiras que produzem um dos maiores símbolos do artesanato cearense: a renda. E, por falar em cordel, fazemos uma homenagem ao escritor, professor, jornalista, publicitário e pesquisador da cultura cearense Gilmar de Carvalho, falecido em abril de 2021.

A Praça do Ferreira também abriga valiosas heranças históricas, como o Café Java, o primeiro café-quiosque que reunia literatos e poetas em meados de 1892. Temos ainda os profetas da chuva, que continuam bem ativos fazendo previsões sobre o inverno no Estado e alinhando o conhecimento deles à Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Trazemos, ainda, uma entrevista com a historiadora Cristina Holanda, responsável pela Coordenação de Patrimônio Cultural e Memória da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE). Ela faz uma análise do patrimônio imaterial reconhecido pelo Estado e sobre as expectativas para a manutenção da cultura cearense.

Se você é daquelas pessoas que amam saber sobre as histórias e costumes de um povo, o seu lugar é aqui. Venha conosco conhecer um pouco mais o universo tradicional do patrimônio imaterial do Ceará.

Uma ótima leitura!

Tags: ,