Notícias

JORNALISTAS BLOGUEIROS: LUZENOR DE OLIVEIRA

Categoria:

Blogs, Texto, Uni7 Informa, Web

0

Jornalismo do Ceará Agora feito no dinamismo da notícia

Imagem : arquivo pessoal

O jornalismo nordestino, em especial o cearense, tem ganhado espaço em âmbito nacional, inclusive na internet. Um dos sites cearenses em destaque é o Ceará Agora, que tem uma equipe liderada pelo jornalista Luzenor de Oliveira, proprietário do portal de notícias e responsável pelo Jornal Alerta Geral. No site não há uma divisão por editoria e os diversos assuntos são distribuídos para os repórteres e estagiários.

As mudanças que ocorreram em tempos de pandemia afetaram as estruturas das redações. Com a do site não foi diferente: mudanças como manter a equipe em casa, produção do conteúdo em home office e mudança do ponto de vista na abordagem dos assuntos, que passaram a priorizar informações em relação à pandemia, sem usar termos alarmistas. 

A principal área de cobertura do site teve uma queda. Com as sessões presenciais das casas legislativas suspensas, criou-se um distanciamento entre fontes da política e jornalistas. As entrevistas online se fizeram necessárias e o site começou a veicular mais entrevistas em formato de vídeos.

IMPORTÂNCIA SOCIAL 

Sobre o ato de informar, Luzenor ressalta: “digo com frequência aos nossos repórteres, redatores e locutores que, antes de levarem uma informação ao ar, façam uma autorreflexão se, na condição de leitores, ouvintes, telespectadores, a notícia o satisfaz. Se a resposta for positiva, o sinal está aberto para a notícia ser veiculada”. 

O Jornal Alerta Geral é um ponto de identificação de Luzenor com o meio político. Tanto que um de seus trabalhos como repórter do jornal O Povo ganhou o Prêmio Esso Regional de Jornalismo, em 1996. A série de reportagens sobre a Máfia das Aposentadorias revelou um esquema montado para desvio do dinheiro dos contribuintes.

Com repercussão positiva na sociedade cearense, o sistema de informação que Luzenor dirige, ao longo dos últimos 10 anos, constrói seu legado na produção de conteúdo e na afirmação da importância do dinamismo da notícia.
Serviço: https://cearaagora.com.br/

Texto:  Victória Borges  (Jornalismo/ UNI7)

Tags: ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.