Notícias

IRACEMA: Uma estátua na mira das pichações

Categoria:

Artigos, Texto

0

Histórias de quem faz aniversário com a cidade, a estátua de Iracema, localizada na lagoa de Messejana, foi uma marco para Fortaleza, trazendo mais um símbolo à cidade na época. Não possui mais a aparência prateada de como era quando a inauguraram. Hoje, a estátua está pintada com uma tinta especial verde para que as pichações sejam facilmente retiradas, utilizando apenas água e sabão.

O artesão Costa Neto, 47, foi o responsável pelo banho de verde na estátua, que participou da confecção do monumento em 2004. Foram utilizadas balsas e barcos para chegar até a estátua, já que fica no meio da lagoa, e andaimes para a sua restauração. Os trabalhos de pintura começaram em 7 de dezembro de 2011, recebendo manutenções desde então.

Algumas pessoas acreditavam que a cor verde seria referente a ações sobre a Copa do Mundo de 2014, mas a Secretaria Executiva Regional (SER) VI negou, por meio da assessoria de imprensa, que o restauro e a cor da tinta tenham algo a ver com a Copa. Disse ainda que o bombeamento de água, que cai da cuia e banha Iracema, será reativado em breve. E a lança que Iracema segura, que havia “sumido”, já foi recolocada.

A estátua foi inaugurada em 1° de maio de 2004, marcando os 278 anos de Fortaleza e os 178 anos do escritor cearense José de Alencar. A partir de um concurso realizado pela TV Verdes Mares, a estátua foi inspirada pelas formas de Natália Nara (modelo, ex-VJ da TV União e ex-participante do reality show Big Brother Brasil).

Erikson Amaral
3º semestre

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 14 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.