Notícias

FA7 NO CENTRO: Banca do Zé Oliveira é sinônimo de tradição no São Sebastião

0

É no Box 322 que se encontra um dos comerciantes mais antigos do mercado

Foto matéria Dyego 1Há mais de 50 anos trabalhando no Mercado São Sebastião, seu Luciano Oliveira, 74 anos, faz parte da história do lugar. Localizada no segundo andar, a banca do seu Zé Oliveira, como é popularmente conhecido, é uma das mais antigas do local, trazendo comidas típicas e produtos regionais.

É no comércio de produtos como rapaduras, mel, cachaças, além de bolsas de palha e o tradicional pilão, que a banca funciona de terça-feira a domingo. Sobre a relação com o equipamento, Oliveira afirma que já viu de tudo durante a,s mais de cinco décadas que atua no mercado, sem saber ao certo o ano em que começou a trabalhar no local. “Trabalho aqui desde quando o mercado ainda era de ferro”, referindo-se às primeiras estruturas do prédio, antes de passar por uma série de reformas.

Ao falar sobre a antiga estrutura e a nova, o comerciante fez um paralelo entre as gerações. “Já houve três tipos de mercados até chegar nesse aqui. Todos três antigos eram bons, mas esse é melhor porque tá mais novo e melhor de trabalhar”, ressalta.

Os produtos comercializados na banca são oriundos da Região Metropolitana de Fortaleza e também do interior do estado. “As rapaduras que vendo aqui vêm do Trairi, de Cascavel e de Pacajus”, revela. O comerciante destaca dois produtos: o mel de abelha e a banana passa, que são produzidos por agricultores do município de Palmácia, a 74 km de distância de Fortaleza, no Maciço de Baturité. “Tudo isso vem lá da serra. O rapaz que vende, tem um sítio lá, e, uma vez por semana, trás pra mim e outros vendedores. Ele vende, aliás, em Fortaleza toda”.

Para o cliente Gildo, a banca do Zé Oliveira é a cara do Mercado, pela simplicidade e simpatia. “Gosto muito de vir aqui no São Sebastião. Há muita coisa boa que a gente só encontra nessas bancas mais antigas, que são a cara do mercado”.

Dyego Viana
3º Semestre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 7 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.