Notícias

ECONOMIA: Comércio do Pres. Kennedy impactado em cinco anos de shopping

Categoria:

Texto

0

Entre mercadinhos, estúdios de tatuagem e açaiterias: os mais diversos empreendedores exploram a valorização que o RioMar agrega ao bairro para implantar novos negócios na região

O bairro Presidente Kennedy, nos últimos anos, tem se sobressaído como um destaque empresarial em Fortaleza e a sua localização é estratégica para o setor comercial. A industrialização recente do bairro acarretou a implantação de empreendimentos de médio e grande porte ao redor do shopping RioMar, além do aumento expressivo de moradores. Alguns dos novos prédios residenciais se referem à proximidade do RioMar e do North shopping e usam o slogan “More num bairro planejado, ao lado de dois shoppings”, para ofertar apartamentos que variam em torno de 200 mil a 1 milhão de reais.

Entrada principal do shopping RioMar Kennedy

A virada de crescimento do bairro se iniciou em 26 de outubro de 2016, na inauguração do shopping RioMar. Muitas áreas, antes abandonadas, se transformaram em prédios e estabelecimentos. Comerciantes locais estimam que só com o início da operação das lojas foram ofertadas aproximadamente três mil vagas de emprego.

Edilson Pereira, 58, um dos moradores, reabriu em 2018 seu antigo mercadinho, que fechou em 2015 por falta de verba. Ele afirma que com o novo fluxo na região, viu a oportunidade de reinaugurar seu negócio e que, diante dos novos resultados, pretende expandir ainda mais em 2022. Há também quem sai de outros locais para explorar o bairro e vender produtos por conta própria. Esse é o caso de Luana Santos, 20. A jovem microempreendedora mora no município de Caucaia e aos fins de semana vai para o gramado do RioMar Kennedy vender acessórios e objetos decorativos.

De acordo com a Assessoria do shopping RioMar Presidente Kennedy, que pertence ao Grupo JCPM, a intenção ao instalar um empreendimento desse porte é colaborar no desenvolvimento da região, principalmente nas grandes capitais. Em nota, o grupo detalhou que “mapeamos dois pontos importantes para atender a população, junto vieram as oportunidades de terreno e do entorno. Assim, foram realizadas pesquisas de regiões na cidade com potencial de consumo e desenvolvimento econômico e chegou-se ao Presidente Kennedy”.

A nota diz ainda que, “com a chegada do shopping RioMar Kennedy, o bairro também passou por transformações em infraestrutura com revitalização de ruas e avenidas, novos comércios e negócios, novas linhas no transporte público além da chegada de grandes empreendimentos imobiliários.” 

 A rede Assaí Atacadista inaugurou na Sargento Hermínio sua 11º filial no CE

As duas avenidas mais afetadas pela expansão comercial, decorrente da abertura do shopping, foram a Doutor Theberge e Sargento Hermínio. A primeira recebendo novos comércios e reformas estruturais, como a construção de uma ciclovia, enquanto a Sgt. Hermínio recebeu a instalação da mais nova loja da rede Assaí Atacadista. Com mais de 13 mil metros quadrados de área, a unidade recebeu um investimento de 61 milhões de reais, gerando por volta de 290 vagas de emprego.

Texto: Renan Nunes (3° semestre/Jornalismo)

Tags: , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 9 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.