DIA LIVRE DE IMPOSTOS: LOJAS EM FORTALEZA RECEBEM ATÉ 70% DE DESCONTOS

O Dia livre de Impostos acontece em todos os estados do país em mais de 1.200 cidades. Em 2022 há grandes expectativas do setor varejista, pois em 2021, a ação acontecerá de forma digital.

Texto, Uni7 Informa

Centros comerciais e lojas em Fortaleza promovem ação que busca conscientizar as altas taxas tributárias em produtos e serviços.

Acontece no dia dois de junho, a 16ª edição do Dia Livre de Impostos 2022, a ideia da ação é substancializar como os impostos constituem grande parte do preço dos produtos, enquanto os lojistas participantes vendem suas mercadorias sem repassar o valor do tributo aos clientes. Neste dia, os comerciantes arcam com os próprios custos e também abrem mão dos ganhos. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), os descontos chegam a até 70% do valor final do produto.

A data de conscientização desta pauta surgiu em 2003, e contava apenas com a participação do Estado de Minas Gerais. No decorrer dos últimos 19 anos a ação alcançou gradualmente o âmbito nacional, o que fortalece principalmente o setor empresarial, colaborando para uma futura solicitação da reforma tributária e administrativa.

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o Brasil se classifica entre os 30 países que mais cobram impostos de sua população, mas que ainda assim, possui o menor índice de retorno em bem estar, e serviços à sociedade e à população.

O presidente da CDL Jovem, Roberto Leite Junior, formado em Direito, pós-graduado em Direitos Públicos e MBA em Criação e Gestão de Empresas, explica que a escolha da data se dá pela média de cinco meses de trabalho ao ano, que é apenas para pagar impostos, ele comenta que “nesse dia dois de junho é como se estivéssemos nos libertando dos impostos, trabalhado até essa data apenas para pagá-los, e que a partir daí, estamos livres para pagar as outras contas”. Entretanto, o fator do aumento da carga tributária tem postergado a ocasião, que antes costumava acontecer no início do mês de maio.

Em Fortaleza, o impostômetro, instrumento que calcula os impostos cobrados no país, marca cerca de 998 milhões de reais gastos na tributação de produtos, segundo apuração da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Assim é perceptível que mais da metade do valor de um produto ou serviço é respectivo a essas taxas.

Na capital cearense, o “Dia Livre de Impostos” chega na sexta edição, obtendo resultados positivos para o comércio desde suas últimas edições. Para o ano de 2022, existem expectativas para o setor. Roberto Leite, ressalta: “Aqui na capital, nós faremos uma experiência com o consumidor, queremos que ele tenha noção do quanto de imposto há em cada produto” .

Acrescentando, ele cita as lojas e os centros comerciais que são adeptos dessa promoção nesta quinta-feira (2). “Então, nesse dia mais de 200 lojas estarão participando do “Dia Livre de Impostos”, lojas do shopping RioMar Fortaleza, e RioMar Kennedy, bem como, diversas lojas nas ruas como Magazine Luiza, Acal Home Center, Pinheiro Supermercados, Sandelly, e várias outras”.

No dia, para divulgar a data, acontece das 17h às 21h um Happy Hour, no Shopping RioMar Fortaleza, com descontos em todos os estabelecimentos da praça de alimentação, contando também com apresentação da Banda Sun e show do DJ Saulo Torres.

Na cidade, totalizam cerca de 250 lojas participantes, nas áreas de perfumaria, cosméticos, moda, acessórios, eletrodomésticos, entre outras. Os participantes e todas as informações dos envolvidos estão disponíveis no site da CDL Jovem Fortaleza e no Instagram @cdljovemfortaleza.

Texto: Bianca Raynara e Brena Farias (Jornalismo/ UNI7)

Tags: ,