Acervo de valor inestimável para a cultura em Fortaleza

Artigos, Texto

A Academia Cearense de Letras é um dos principais símbolos culturais da cidade de Fortaleza. Fundada em 15 de agosto de 1894, é a mais antiga instituição do gênero no país. Sua sede, o antigo Palácio da Luz, tem grande importância histórica, já que foi sede do Governo do Estado do Ceará, e, hoje, abriga um acervo literário de valor inestimável para a cultura de nossa cidade.

É possível encontrar, na academia, obras brilhantes escritas por grandes idealistas intelectuais cearenses. De José de Alencar a Rachel de Queiroz, Antônio Sales a Rodolfo Teófilo. Muitos deles dão nome a ruas e avenidas da cidade. Retratos dos antigos e atuais membros pendurados na parede e quadros de pintores do movimento modernista fazem parte da decoração do local. O ponto alto de quem a visita é uma sala especial reservada para a exposição de obras dos principais escritores cearenses, proporcionando ao visitante uma viagem ao mundo da literatura que, de certa forma, também está ligado à história de nossa cidade.

Para quem é estudante ou pesquisador, a instituição disponibiliza todo o seu acervo para estudo, assim como novos escritores, que estejam em busca de obras raras e atuais. Promove, além disso, concursos literários e programas, como “A Escola vai à Academia”, quando recebe visitas de estudantes da rede pública e particular de ensino, como também de estudantes do interior do Estado. Outro que pode ser citado é o “Programa de incentivo à leitura”, que consiste na organização de palestras sobre a importância da leitura e na distribuição de livros nas escolas carentes.

Isso nos faz valorizar ainda mais a Academia Cearense de Letras, não só pela sua importância histórico-cultural, mas, também, pelos trabalhos sociais desenvolvidos na cidade.

Camila Vasconcelos
3º semestre