289 ANOS DE FORTAELZA: Cada um, à sua maneira, homenageia a Capital dos cearenses

Artigos, Texto

Dentre tantas homenagens à aniversariante do mês, destaque para a do estudante Breno Andrade, da FA7

A Beira Mar é um dos locais favoritos do Breno para fotografar (Reprodução Instagram @brenoanp)

A cidade de Fortaleza já está em festa. No dia 13 de abril, a capital comemora 289 anos. Como sempre, muitas homenagens são feitas, em geral no campo cultural, principalmente shows. Há pessoas, entretanto, que festejam a cidade todos os dias, à sua maneira, por amor às histórias advindas das ruas, praças e praias da capital.

Aluno do terceiro semestre de Publicidade na Faculdade 7 de Setembro (FA7), Breno Andrade possui mais de 17 mil seguidores em seu perfil no Instagram. Suas fotos revelam um olhar apaixonado por Fortaleza, a cidade onde nasceu. “É sempre muito bom andar pela cidade e ver que, ainda hoje, existem crianças brincando nas praças, casais apaixonados apreciando o pôr do sol na Ponte dos Ingleses, jovens aproveitando o final da tarde para dar um mergulho no mar. Enfim, é isso que me motiva a fotografar”, diz.

Fazendo uma pesquisa rápida de fotografias de Fortaleza, encontraremos milhares nos sites de busca. Breno ressalta que é algo óbvio, pois o fato da cidade ter lindos pontos turísticos, como os famosos Passeio Público e Beira Mar, para citar alguns, e uma iluminação que beneficia as qualidades das fotos. “O sol daqui é extremamente importante pras minhas fotografias. Como tiro a maioria no celular, então ajuda muito na hora de fotografar. As cores ficam melhores, a resolução da imagem fica mais acentuada e sem falar que conta na hora da edição”.

Breno registra mais de 17 mil seguidores em seu perfil do Instagram. (Reprodução Instagram @brenoanp)

Além dos principais pontos turísticos da capital, outro fator que causa admiração nas pessoas é a hospitalidade e o carisma da população. Para muitos, esta é uma característica dos fortalezenses. “Na verdade, o que diferencia Fortaleza das demais cidades, além da beleza inigualável, são os fortalezenses. Já ouvi diversos relatos de pessoas de outras localidades que adoraram a forma como são tratados aqui. A hospitalidade, o carinho que o povo daqui tem é incrível”, destaca Breno.

Mas, é importante não fecharmos nossos olhos para outros aspectos da capital. Em janeiro deste ano, relatório do Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal levantou que Fortaleza é a oitava cidade mais violenta do mundo. “Esse quadro de assassinatos, roubo, violência me entristece muito. É lamentável que ainda tenhamos que passar por isso. Mas, infelizmente temos que conviver”, completa o fotógrafo.

Embora com características negativas, Fortaleza consegue manter-se atraente e maravilhosa para quem passa por aqui. Não necessariamente pela beleza externa, que qualquer capital possui, mas pela associação de suas ruas, praças e praias a um povo simpático e gentil, que consegue, por meio de pequenas sutilezas, conquistar diariamente a si mesmo.

Paloma Magalhães
3º semestre