Notícias

PAPIRO ÁUDIO: Podcasts informam da política ao lazer

0

Como editorias de um jornal, alunos de Projeto Integrado de Jornalismo Impresso produziram matérias em mais duas plataformas: impresso e webdocumentário

O Papiro Áudio traz, nesta edição, matérias diversas sobre Fortaleza, como se a dividissem nas editorias de um jornal. Temos informações sobre as novas regras eleitorais a um conto-desabafo de um morador de rua; das propostas para quem quer ser vegetariano a uma receita para celíacos e intolerantes à lactose; de aplicativos sobre animais ao e-commerce. Esses são alguns dos exemplos dos 16 podcasts, produzidos pelos alunos da disciplina de Projeto Integrado de Jornalismo Impresso, com a coordenação da professora Ana Márcia Diógenes, que podem ser conferidos aqui no Quinto Andar.

No início de cada semestre, os alunos de PI de Jornalismo Impresso escolhem um conteúdo e trabalham com ele em três plataformas: impresso (Jornal Laboratório Papiro), web documentários (Papiro 3.0) e em podcasts (Papiro áudio). Essas três plataformas formam o projeto Papiro Convergente.

Ouçam, abaixo, o material produzido pelos alunos.

Manhã
Desabafos da rua
O podcast “Desabafos da rua” mescla uma narração em primeira pessoa com uma entrevista feita com Roberto, um morador de rua que veio do Maranhão tentar a vida em Fortaleza. Uma mistura de poesia e jornalismo. A ideia central desse trabalho é mostrar como é difícil a vida de um morador de rua e como ele tenta sobreviver em meio às adversidades cotidianas que passam a ser comuns.

Adailson Nogueira
4º semestre

Vegetarianismo
Em um momento de busca por hábitos mais saudáveis e conscientes, muitas pessoas adotam dietas diferenciadas. É o caso do vegetarianismo. Mas quais são os cuidados que devemos ter antes de mudarmos nossa alimentação? Em entrevista, a nutricionista Telria Cordeiro explica a importância de buscar acompanhamento profissional e realizar exames para ter uma boa adaptação ao novo estilo de vida.

Gabriela Custódio
4º semestre

Arte engajada
Em junho, o Palco Aberto, que acontece na Praça da Gentilândia, trouxe o tema ” O melhor lugar de lutar é na rua”. A diversidade nas apresentações tem surpreendido a cada evento. O ator e diretor Murillo Ramos, fala, neste podcast, sobre as dificuldades e o quase fim do Ministério da Cultura no atual Governo. Muitos moradores estão descobrindo o espetáculo, como é o caso do estudante Marcelo Durazno, morador do Benfica há quase 11 anos, e que esteve presente ao evento pela primeira vez.

Ivan Lucas
4º semestre

Histórias do vinil
Esse podcast conta um pouco sobre a história do vinil, desde o seu início, nos anos 1940 até hoje, passando por uma fase da decadência, até o seu recomeço, mais recente. Para falar sobre o vinil é entrevistado o colecionador Alex Bruno, que há mais de 24 anos aprecia essa cultura musical e reúne exemplares no seu acervo.

Jonnas Souza
4º semestre

Intercâmbio
As expectativas e medos na hora de realizar um intercâmbio fazem parte da experiência de viver outra cultura. A estudante Natalia de Moura fala um pouco sobre seus receios quando chegar à Colômbia e o quanto está empolgada. Já Hélio Sulê, conta sobre o intercâmbio que fez no México, todas as diferenças culturais que viu por lá e o quanto foi enriquecedor para sua vida.

Magno Paz
4º semestre

Transtornos de uma reforma
O North Shopping Fortaleza comemora 25 anos em 2016 e, para celebrar a data, deu inicio a uma reforma, visando mais conforto para os clientes. Porém, a reforma está sendo feita com o shopping em funcionamento, e isso está gerando transtornos para os lojistas que têm como única fonte de renda as vendas mensais. Anderson Silva e Tarciano Alvez, vendedor e supervisor da rede de lojas Pranchão Surf Shop, respectivamente, falam como a reforma está afetando de forma negativa a loja e as vendas da empresa.

Natiele Maíra
4º semestre

Noite
Foodcast, o podcast para celíacos e lactentes
Vai me dizer que você resistiria a um delicioso pedaço de bolo de chocolate? Para celíacos e lactentes, essa resposta provavelmente seria sim. Mas, neste podcast, vamos trazer uma receita especial para quem não pode consumir produtos que contenham glúten e lactose. Isso mesmo, a receita de Gateau au Chocolat é zero glúten e livre de lactose. Um bolo de chocolate para todos os gostos, ou se preferir, para todos os intolerantes. Confira essa receita simples, prática e fácil de fazer.

Athila Nepomuceno
4º semestre

Aplicativo animal
Quem adota um animal precisa se certificar de alguns cuidados básicos. A fim de facilitar o dia a dia dos donos de pets, empresas de tecnologias passaram a investir mais no desenvolvimento de aplicativos voltados para atividades ligadas ao mundo animal. Neste podcast, você confere cinco dicas de apps que vão facilitar a sua relação com o seu cãozinho. Todos eles têm funcionalidades e opções bastante diferentes, basta que você escolha aquele se adapta melhor aos seus objetivos.

Iury Medeiros
4º semestre

Mudanças eleitorais
A Reforma Eleitoral de 2015 alterou as regras das eleições de 2016. Entre as principais mudanças, está a proibição do financiamento eleitoral por pessoas jurídicas, esse ano, a campanha será financiada exclusivamente por doações de pessoas físicas e recursos do Fundo Partidário. Os políticos poderão se apresentar como pré-candidatos, desde que não haja pedido explícito de voto. O tempo da campanha eleitoral foi reduzido de 90 para 45 dias, e o período de propaganda no rádio e na TV também foi diminuído de 45 para 35 dias, no primeiro turno. Esse podcast reflete as principais alterações, embalado pela poesia contemporânea do excelentíssimo deputado federal, Tiririca.

João Ricart
4º semestre

Ocupação nas escolas
Estudantes do ensino médio das escolas públicas do Ceará ocupam, desde maio último, cerca de 50 escolas espalhadas pelo estado. O movimento estudantil reivindica melhorias na merenda escolar, na estrutura do colégio e passe livre no transporte público. No início de junho, os alunos dos colégios José de Alencar e Liceu de Messejana foram às ruas chamar a atenção da população.

Laíne Carlos
7º semestre

Dicas de segurança
Já deixou de ser exceção e virou regra. Sair de casa pensando em estratégias para não ser assaltado infelizmente já virou rotina, e o que não dá é pra sair sem pensar nas estratégias de como evitar certas situações. Com o objetivo de alertar e apontar formas de se prevenir, nesse podcast você vai conferir algumas dicas bem legais e fáceis para o dia a dia.

Juliana Ferreira
4º semestre

Enfrentando a crise
O desemprego e as demissões fazem com que as pessoas optem por um plano “b”, o próprio negócio. Ter uma ideia, e investir nela tem sido a saída para muitos brasileiros na recessão que o nosso país vive. O trabalho informal já é uma realidade para muitos brasileiros. Afinal, as pessoas têm que honrar compromissos independente de crise. Confira nossa conversa com um jovem casal que, diante das dificuldades, deu início ao “Esfomeados”, seu próprio negócio.

Gabriela Rolim
7º semestre

Caratecas do sinal
No podcast, o treinador Ronier Gonçalves conta como está sendo a rotina de treinos dos jovens atletas que se preparam para a final do campeonato brasileiro de Caratê, em outubro. Ele diz, ainda, quais são os planos de arrecadação de recursos para custear a viagem a São Paulo e sobre como os meninos se saíram bem na competição na Bahia, para onde foram após realizarem arrecadação junto aos motoristas, nos sinais de Fortaleza.

Mairla Freitas
4º semestre

Como fazer um podcast
Tá inspirado ou pintou aquela ideia bacana que merece ser compartilhada? Você precisa fazer um podcast! Aqui, nesse podcast, criamos um passo-a-passo super simples pra acabar o mistério de como gravar sua mensagem de áudio. Esta é uma forma fácil de aprender fazendo e que pode contribuir na vida profissional do jornalista.

Niedja Amazonas
8º semestre

O trabalho da doula
Neste podcast, Priscilla Rabelo, doula desde o ano de 2012, comenta sobre as características do trabalho que desenvolve, com dedicação e disponibilidade, junto às gestantes. Ela fala sobre o que é necessário para ser uma doula, a exemplo da interação com a paciente, e sobre estar 24 horas à disposição. Diz, ainda, como o WhatsApp pode ajudar para o contato, a qualquer hora, com as gestantes.

Paulo Mesquita
4º semestre

Negócios on line
Somente no primeiro trimestre deste ano, a venda de produtos pela internet no Brasil cresceu 8% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando um total de R$ 9, 75 bilhões, um valor bastante expressivo. Neste podcast vamos dar dicas imprescindíveis para quem quer montar um negócio online e obter sucesso.

Weider Gabriel
4º semestre

Tags: ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − seis =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.