Notícias

PAPIRO 3.0: Novos olhares com criatividade e informação

Categoria:

Papiro 3.0

1

A segunda edição do Papiro 3.0, neste 2015.2, está plural. A partir das matérias do jornal Papiro, os alunos da disciplina de Projeto Integrado de Jornalismo Impresso (turnos manhã e noite), ministrada pela professora Ana Márcia Diógenes, produziram webdocs com novos olhares sobre mobilidade urbana (o trajeto de uma universitária e a visão de quem está engajado no movimento), acolhimentos de cães, Fortaleza antiga, desejo de votar para além da idade, a rotina de um foodtruck, uma biblioteca para todos, blogs como emprego, e moda: tanto as tendências 2017, como os diferenciais do Centro.

Informação e criatividade, unidas, mostraram, ainda: “causos” de humor em assaltos, a rotina a bordo e as possibilidades turísticas de quem trabalha em navio de cruzeiro, as dicas para praticar stand-up-paddle, o funcionamento das comissões na Assembleia Legislativa e um teste real do novo aplicativo para acompanhar o horário dos ônibus.

Informe-se, divirta-se!


Mobilidade Urbana e vivência
Ana Clara Cabral – 6º semestre

Mobilidade Urbana é um tema relativamente novo em Fortaleza, mas que tem ocupado espaços de discussão junto à população, principalmente em relação a novidades do trânsito. As mudanças, que impactam a sociedade, são abordadas, em webdoc, pelo universitário de Direito, Piero Barbacovi, que é engajado nessas reflexões sobre mobilidade. Ele explica seu cotidiano no trânsito com a bicicleta, esclarece, desmistifica as dificuldades e comenta as possíveis soluções.

Imagem de Amostra do You Tube

Luzia e o ciclismo na cidade
Ana Vitória Reis – 4º Semestre

Para mostrar o cenário do ciclismo urbano em Fortaleza, a universitária Luzia Freitas pedalou por um percurso de sua residência, na avenidaJovita Feitosa, até a Praça da Gentilândia. Luzia, assim como os diversos ciclistas da capital, tem muita dificuldade em circular pela cidade. Há falta de espaço e de respeito para os usuários de bicicleta, que, a cada dia tentam deixar o trânsito mais tranquilo e tornar a cidade mais acessível para todos os meios de locomoção.

Imagem de Amostra do You Tube

Escapando de assaltos com humor
Amanda Cavalcanti – 4º Semestre

Diante dos frequentes registros de violência em Fortaleza, tem sido comum que a população tente investir na prevenção para evitar perder seus pertences em assaltos. Alguns levam consigo duas bolsas, outros, o seu celular e também “o do ladrão”. Ao mesmo tempo, embora casos de assalto despertem medo e insegurança, alguns registros chegam até a ter conotação de humor e curiosidade. Confira nesse webdoc, depoimentos de estudantes que conseguiram se livrar de assaltantes.

Imagem de Amostra do You Tube

Protetores de animais
Bruna Cruz – 4º semestre

Os parceiros do Abrigo Nosso Lar lutam para proporcionar melhor qualidade de vida aos cães, que lá chegam com resquícios de maus tratos, recebendo-os em um ambiente agradável e confortável. A maior dificuldade está em sustentar a instituição, e, assim, garantir a alimentação dos cãesresgatados. Apesar dos obstáculos, o abrigo segue firme na busca de apoiadores que colaborem com doação de ração, contribuições mensais e, até mesmo, o apadrinhamento dos animais abandonados.

Imagem de Amostra do You Tube

Desafios de colecionador
Edemy Gonçalves–4ºsemestre

Aos 81 anos de idade, 60 dos quais dedicados às suas coleções, Nirez enfrenta o desafio de manter um museu dentro da própria casa. Dono da maior coleção particular de discos do país,  ele tem sido, também, o olhar vigilante nessa transição de passado e presente da Cidade. E é sob esse ângulo que preparamos um webdoc para que o seu Nirez mostre, e nos conte, sobre a cidade de Fortaleza do século XX e as mudanças do Centro da cidade ao longo dos anos.

Imagem de Amostra do You Tube

Vontade de votar não tem idade
Evaniely dos Santos – 4º Semestre

O compromisso eleitoral está além da idade. Ele vive no desejo de exercer um direito. Mesmo sem ser obrigatório, é comum que idosos com mais de 70 anos de idade e jovens com 16 e 17 anos utilizem o direito de indicar seus candidatos.  Atualmente, todo cidadão, seja homem ou mulher, alfabetizado ou não, a partir de 16 anos tem direito a expor sua opinião e crítica política. Durante a ditadura, essa participação política da população foi excluída.

Imagem de Amostra do You Tube

Vida de tripulante em 360º
Israel Machado – 7º Semestre

A vida de cada um muda de acordo com a escolhas feitas ao longo da vida. Nesse webdoc, dois ex-tripulantes falam um pouco de suas experiências a bordo de um navio, e em como a vida marítima foi um diferencial em suas carreiras profissionais. Eles contam os pontos positivos e negativos do trabalho em navios de cruzeiro, o que permite conhecer um pouco mais sobre esse estilo de vida aventureiro que tem fascinado e atraído tantos brasileiros, principalmente em tempos de crise financeira.

Imagem de Amostra do You Tube Extras: (1) e (2)

Stand UpPaddle, para além do verão
Fernando Magno – 4º Semestre

Desconhecido entre os esportes aquáticos até bem pouco tempo, o Stand UpPaddletem revelado que é muito mais que uma moda de verão, e que veio para ficar nas praias de Fortaleza, assim como em lagoas e rios. Bastante procurado pelos amantes da prática de exercícios ao ar livre, o esporte consiste em se apoiar de pé sobre uma prancha gigante, além de remar e até surfar com o auxílio do remo. Confira as principais dicas de como praticar esse esporte.

Imagem de Amostra do You Tube

Food Truck com paladar cearense
Joseanne Nery– 4ºsemestre

Preparamos um webdoc para mostrar as aventuras diárias do grupo Rapadura FoodTruck. O grupo trabalha numa cozinha sobre rodas, produzindo sanduíches regionais para os cearenses. Saiba quais são os desafios e os prazeres de lidar com os restaurantes móveis, os cuidados que se deve ter com a higienização e o diferencial que faz o Rapadura estar entre as comidas ambulantes mais procuradas da cidade. Para além da moda, essas cozinhas alternativas prometem se manter no roteiro gastronômico.

Imagem de Amostra do You Tube

Biblioteca gratuita estimula artes
Letícia Alves – 5º Semestre

A biblioteca Casa Vermelha tem inovado com o empréstimo gratuito e desburocratizado de livros. O compromisso de devolver o livro vale mais do que a burocracia. Mas, as inovações não param por aí: o local é cedido para grupo de estudos, ensaios e debates da sociedade. O grupo Bandeira das Artes é um dos que aproveitam o espaço para o ensaio de seus espetáculos, realizando teatro infantil com acessibilidade, possível de ser assistido por crianças com deficiência visual e auditiva.

Imagem de Amostra do You Tube

Audiência Pública: debate e participação
Naélio Santos – 4º semestre

Poucos conhecem, mas na Assembleia Legislativa do Ceará existe um espaço denominado como Complexo de Comissões Técnicas. Entre as várias atividades desenvolvidas por essas comissões, estão as audiências públicas. Neste ambiente, projetos de lei e soluções para problemas sociais podem ser discutidos diretamente com a população, e transmitidos pela TV Assembleia. No webdoc, saiba mais sobre este importante mecanismo de participação popular do legislativo cearense.

Imagem de Amostra do You Tube

A intensa vida de blogueira
Natasha Lima – 4º Semestre

Com o blog Doces Curvas, que já está no ar há mais de 5 anos, a universitária Karlla Queiroz passou a ter uma rotina diferente. E é sobre o cotidiano do seu trabalho que ela nos fala.A blogueira conta detalhes sobre o seu dia a dia, como é a preparação de posts para inserção no blog Doces Curvas e detalha algumas situações engraçadas e peculiares que vivenciou a partir do blog. Karlla explica qual foi sua motivação para se dedicar tanto, a ponto de tornar o blog seu principal trabalho.

Imagem de Amostra do You Tube

Modas que só o Centro tem
Paloma Magalhães – 4º Semestre

Falar de moda não é fácil. Cada pessoa tem a sua opinião, pois moda diz respeito à personalidade de cada indivíduo. Foi pensando nisso que entrevistamos algumas pessoas aos arredores de um dos maiores polos de venda têxtil de Fortaleza: o Centro da capital. Contrastando com a ideia de que roupa boa só é encontrada em lojas de departamento, o webdoc mostra que é possível, SIM, vestir-se bem, gastando pouco e respeitando o seu estilo. O Centro é bem ali…

Imagem de Amostra do You Tube

Aplicativo para usuários de ônibus
Rafaelly Castro – 5º semestre

O aplicativo “Meu Ônibus” foi criado em julho, pela Prefeitura, com o objetivo de facilitar a vida de quem utiliza transporte público diariamente em Fortaleza. Para entender como funciona a relação público x aplicativo, foi acompanhado o trajeto da estudante Adélia Frota, desde sua casa até a parada do ônibus, a partir do uso do aplicativo. A ferramenta já conta com milhares de usuários na capital e tem ajudado a reduzir o tempo de espera nas paradas.

Imagem de Amostra do You Tube

Inspiramais: tendências 2017
Rafaella Girão – 6 ºSemestre

Pesquisas de tendências e orientações para um “despertar” criativo foi o tema abordado no Fórum de Inspirações-Verão 2017 e no nosso webdoc. O evento aconteceu no auditório do SEBRAE, em outubro, na capital cearense.A iniciativa, da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos –Assintecal, se repete em mais de 28 polos têxteis do país. O Inspiramais traz novos materiais e auxilia profissionais na área de moda a desenvolverem suas coleções.

Imagem de Amostra do You Tube

Tags:

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.