Notícias

LANÇAMENTO: Papiro 3.0 traz a convergência em suas linguagens

Categoria:

Papiro 3.0

0

A disciplina de Projeto Integrado de Jornalismo Impresso, do curso de Jornalismo, da Faculdade 7 de Setembro (FA7), inclui, desde 2015.1, outros olhares jornalísticos convergentes a partir da redação do jornal Papiro. É o projeto Papiro 3.0, uma nova dimensão para aliar aprendizagem de conteúdo e prática jornalística.

Os novos produtos passam a ser desenvolvidos por cada aluno, proporcionando um fio condutor para a disciplina, integrando o calendário de verificações.

A matéria do jornal converge para vídeo, áudio e o que mais a tecnologia trouxer para disseminar informações.

Para melhor visualização do processo, inserimos aqui o link do Papiro.

div-papiro3.0

Política e suas concepções
Cleber Ferreira- 4º semestre
O atual momento político brasileiro, que trouxe para as ruas vários tipos de manifestações, estimula a reflexão sobre partidos, tendências e políticos. Na página 7 da Edição 2015.1 do jornal Papiro pode ser conferido um debate entre um cientista político e uma socióloga. Já no webdoc, alunos de vários cursos da FA7 falam sobre como compreendem a política.

div-papiro3.0

Vacinação e campanhas
Evelyn Barreto – 4º semestre
A vacinação é uma aliada da política pública para evitar e prevenir a população contra doenças. No primeiro semestre, Fortaleza se viu às voltas com o sarampo, como pode ser conferido na página 8 da edição 2015.1 do jornal Papiro. Dois meses depois, a equipe do Papiro fez um documentário para entender mais sobre a importância das campanhas e da vacinação.

div-papiro3.0

Controle remoto sonoro
Lorena Pio – 4º semestre
A Casa da Cultura Digital de Fortaleza tem incentivado que a juventude cearense se envolva com as inovações tecnológicas. E os resultados já começam a aparecer, como é o caso da estudante Ana Paula Lourenço com seu projeto de um controle remoto sonoro. Conheça o projeto no podcast e leia mais sobre a Casa da Cultura Digital na página 12 da edição 2015.1 do jornal Papiro.

div-papiro3.0

Ciclofaixas no cotidiano
Junior Tavares – 4º semestre
O bairro do Bom Jardim foi um dos primeiros a receber as ciclofaixas, que integram o projeto de mobilidade urbana de Fortaleza. O impacto da iniciativa sobre o cotidiano do bairro pode ser visto na página 4 da edição 2015.1 do jornal Papiro e no webdoc que conta a rotina de Laís Correia, revendedora da Avon, que usa bicicleta para trabalhar. Ela diz que se sente mais segura.

div-papiro3.0

Shoppings em expansão
Mariana Amorim – 4º semestre
Os shoppings estão presentes no nosso dia-a-dia, transformando o espaço urbano e influenciando comportamentos. A Região Metropolitana de Fortaleza já conta com 26 empreendimentos das mais diversas categorias. Para entender como isso afeta a vida do cidadão, a equipe do Papiro fez matéria, que pode ser conferida na página 11 do jornal, e também em podcast.

div-papiro3.0

Futebol e a busca por torcedores
Rafael Bastos – 4º semestre
Os custos elevados para assistir aos jogos refletem na média de público no campeonato cearense. Para tentar driblar o problema, os principais times – Ceará e Fortaleza – investem em novos planos para conquistar sócio torcedores e aumentar a presença nos estádios. O assunto pode ser conferido na página 13 do Jornal Papiro e em podcast.
O Podcast será publicado em breve

div-papiro3.0

Com o foco nos estágios
Sarah Sousa – 4º semestre
Estágio é um tema que sempre preocupa os universitários, principalmente os de jornalismo, devido às mudanças e incertezas que a internet tem trazido para o mercado. A página 11 do jornal Papiro traz informações e exemplos de alunos que conseguiram o estágio parlamentar, enquanto um podcast destaca as dicas, para os alunos, de duas assessoras de comunicação.

div-papiro3.0

Downhill, o skate radical
Lara Veras – 4º semestre
Para quem gosta de esportes radicais, é importante conhecer o Skate Downhill, que vem ganhando adeptos em Fortaleza. O esporte é praticado em ladeiras, com descidas de rampa em alta velocidade e com manobras. Para saber mais, confira a reportagem da página 13 da edição 2015.1 do Jornal Papiro, e conheça as curiosidades sobre o esporte no podcast.

div-papiro3.0

Protesto ou subversão?
Darlan Araújo – 4º semestre
Driblar o pagamento da passagem de ônibus tem sido comum em Fortaleza. Alguns pulam a catraca e outros optam por “descer por trás”. Confira mais sobre o hábito e o que dizem os empresários na página 5 da edição 2015.1 do Jornal Papiro. Ouça ainda um podcast com um universitário que admite a prática e defende o passe livre.

div-papiro3.0

Histórias de pescadores e de mar
Maiane Almeida – 4º semestre
O mar reserva muitas histórias curiosas, principalmente para quem vive em torno dele: de tubarões que aparecem na praia a assombrações que assustam pescadores. Para os tubarões, pelo menos, existem explicações… Conheça histórias contadas por pescadores na página XXda edição 2015.1 do jornal Papiro e confira o que eles nos contam no WebDoc Histórias de Pescador.
Vídeo será publicado em breve

div-papiro3.0

Concursos públicos na mira
Jéssica Farias – 7º semestre
Com milhares de vagas previstas, o ano de 2015 promete tornar o sonho da aprovação em concursos públicos mais próximo da realidade. Saiba mais sobre os concursos previstos para este ano na página xx do Papiro 2015.1 e confira a opinião e experiências de servidores sobre a profissão na radioreportagem.

div-papiro3.0

Você sabe o que é crowdfunding?
Leilane Freitas – 4º semestre
Recentemente duas bandas de rock “DeadFish” e “Selvagens a Procura de Lei” se apresentaram no Festival Ponto.CE, em Fortaleza com músicas de álbuns financiados por Crowdfunding, uma plataforma de financiamento online. Você pode vermais sobre o festival e saber o que é Crowdfunding na página 12 da edição 2015.1 do jornal Papiro e no webdoc.

div-papiro3.0

Nova av. Bezerra de Menezes
Felipe Gomes – 4º semestre
Após cinco meses de obras, que causaram engarrafamentos e prejuízos aos comerciantes, o corredor exclusivo da Avenida Bezerra de Menezes foi concluído. Os usuários aprovaram o quesito rapidez no deslocamento. Há quem reclama da falta de abrigo. Veja como a reforma afetou os comerciantes na página 3 do jornal Papiro, e confira a opinião de quem utiliza o sistema no webdoc.

div-papiro3.0

Teste do olhinho previne doenças
Isabella Vasconcelos – 4º semestre
Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) passaram meses sem acesso a consultas e cirurgias oftalmológicas no Hospital Leiria de Andrade. Após acordo, voltaram consultas de urgência e emergência, como pode ser conferido na página 9 do jornal Papiro. Outra tema sobre visão, o Teste do Olhinho, que previne cerca de 11 doenças, e deve ser feito no primeiro mês de vida do bebê, é destaque de webdoc.

div-papiro3.0

Praça na Praia do Futuro
Lorena Mesquita – 4º semestre
Desde 2011 o Fortalezense, e, principalmente, os moradores da Praia do Futuro, passaram a conviver com a interdição da Praça 31 de Março. A reforma, que chegou a ficar parada 4 meses, é criticada por comerciantes e frequentadores reclamam da demora, conforme matéria na página 6 do Papiro e em audiovisual.

div-papiro3.0

A Fortaleza dos binários
Brena Pereira – 4º semestre
Com os resultados obtidos com a implantação dos binários das avenidas Dom Luís e Santos Dumont, a Prefeitura investe em novas intervenções na mobilidade urbana: Alberto Magno X Gomes de Matos, Germano Frank X Zacarias Gondim e Costa Mendes X Gustavo Braga. O Papiro foi às avenidas, conhecer a opinião dos usuários de ônibus, ciclistas e motoristas. Veja na página 3, e em audiovisual.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.