FORRÓ: Alunos de webjornalismo lançam hotsite com música e informação

Hotsites

Durante as aulas, foram pensados meios de levar aos leitores uma experiência de imersão no gênero musical

A ideia começou tímida, sem muitas perspectivas, mas depois de uma boa reunião de pautas, o projeto Ser Tão Forró começou a ganhar formas, cores e sons. Parte fundamental na disciplina de Projeto Integrado em Webjornalismo, os alunos do curso de Jornalismo, do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), colocaram em prática todos os conhecimentos teóricos, para criar o projeto que encerra o semestre de 2018.2.

O objetivo do hotsite, de nome homônimo ao projeto, é apresentar o forró para quem não conhece, ou sabe muito pouco sobre o ritmo musical tipicamente nordestino, que conquistou o Brasil. Dividido em algumas sessões, o trabalho apresenta o forró pelo viés da saúde, do turismo, e do regionalismo, além de resgatar grandes figuras que fizeram o gênero se tornar tão conhecido. Luiz Gonzaga, Marinês e Dominguinhos ganham protagonismo têm protagonismo neste cenário.

Capitaneados pela jornalista e professora da UNI7, Ana Márcia Diógenes, os alunos puderam colocar em prática outras técnicas aprendidas em outras disciplinas do curso, como Radiojornalismo e Jornalismo Especializado I e Design Gráfico, na produção de documentários, podcasts e outros conteúdos interativos. Ana Márcia parece ser movida à música. Logo no semestre que passou a dar aulas no Centro Universitário, arrastou os alunos da turma de 2015.1 para uma quadrilha improvisada, com direito a casamento matuto. Não por acaso, o tradicional forró “pé de serra”, que também foi apropriado pelas quadrilhas juninas, aparece mais uma vez em suas aulas.

Segundo ela, o trabalho se desdobra como uma forma de conectar os alunos, fazendo relação entre presente e passado, além de mostrar a cultura como plataforma de agregação e transformação de hábitos. “Ser Tão Forró é ser brasileiro em um país quase continental; ser professora é ser ponte entre o que fomos e que somos”, destaca, em entrevista ao Quinto Andar.

Para o estudante Pedro Saraiva, responsável pelo projeto gráfico do hotsite, a oportunidade de estar integrado na ação o coloca à frente no mercado de trabalho, pois evidencia habilidades além das esperadas de um profissional da área de comunicação. “É bastante desafiador, porque tem que ser algo bonito, agradável de ler, direto e que case bem em todas as mídias usadas”, pondera.

O lançamento oficial do produto aconteceu na quarta-feira, 28 de novembro, na praça de convivência do 5º andar da UNI7. Na ocasião, foi apresentado o hotsite já publicado para alunos de outras disciplinas. E para fechar com a produção, levando em consideração a temática animada que é o forró, teve muita música durante o momento. Com o dedilhar da sanfona e muita animação, os alunos se culminaram todo o semestre de produções que, agora, irão ganhar as redes.

Texto: Danielber Noronha (8º semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: , , , , , ,