XII BIENAL: Diretor do DLLLB quer mais bibliotecários nas bibliotecas

Ao tratar do tema ‘políticas públicas para bibliotecas’, Cristian Brayner disse que onde as pessoas veem crise, “eu vejo possibilidade”

Em conversa mediada por Mileide Flores, Brayner afirma que o Brasil deve investir em mais bibliotecários para bibliotecas públicas ou privadas (Foto: Matheus Castro)

Modelos de biblioteca, concurso literário e reformas. Estes foram os principais assuntos da palestra ministrada por Cristian Brayner, diretor do Departamento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), do Ministério da Cultura (Minc). Com o tema “Políticas Públicas de Leitura e Bibliotecas, a conversa com o doutor em Literatura foi mediada por Mileide Flores, coordenadora de Políticas do Livro e de Acervo (COPLA), da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult),na última quarta-feira,19, na sala Rachel de Queiroz, do Centro de Eventos.

Gestor público, formado em biblioteconomia, filosofia e letras, Brayner é pós-graduado em história e vencedor do prêmio Casa de las Américas, na categoria literatura brasileira, em 2016. Ele falou sobre as dificuldades que as bibliotecas têm enfrentado no Brasil

O lançamento do edital do concurso literário Ferreira Gullar, para estudantes de nível fundamental e médio foi um dos pontos positivos na fala de Cristian. Segundo o bibliotecário, o Brasil, até maio de 2020, tem que oferecer a todas as escolas dos sistemas públicos e privados, bibliotecas com bibliotecários.

“Bibliotecas fechadas são ‘um tiro no pé’ e não promovem empatia nos leitores”Cristian Brayne

Para Cristian Bryner, “bibliotecas fechadas são ‘um tiro no pé’, pois não promovem empatia nos leitores”. Falou, ainda, dos planos de reforma da biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Sales, localizada em Brasília. Fechada há 3 anos, a biblioteca está prevista para ser reinaugurada no dia 20 de novembro, data em que completa 47 anos desde a sua abertura.

Um levantamento feito pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas revela que há mais de 6.100 bibliotecas no Brasil. Segundo Brayner, não é o suficiente para um país de proporções continentais. E, ao finalizar, citou Pierre Bourdieu quando fala da crise mundial e a falta de bibliotecários nas bibliotecas, ser um fato no mundo todo e não apenas do Brasil.

Roberta Linhares e Matheus Castro
2º semestre