Notícias

Webdocs: Um formato ágil de repassar informações para os novos públicos

Categoria:

Papiro 3.0, Uni7 Informa

0

Estudantes de jornalismo contam histórias usando potenciais de textos, imagem e edição; em busca de exercitar os conteúdos online

Quanto mais a tecnologia acelera os ponteiros do tempo na sociedade contemporânea, mais o jornalista se multifaceta em possibilidades, em linguagens, em produtos que informem aos mais diversos públicos que se transformam no mesmo ritmo.

Produzir informação nesses tempos é estar aberto às diferentes maneiras de tratar fatos, relatos e histórias. Para formar este novo profissional, a academia também se reinventa cotidianamente. Nesse percurso, os alunos vão treinando e descobrindo habilidades, como estes webdocs que podem ser vistos a seguir.

O material retrata informações a partir de notícias que os próprios alunos desenvolveram para outro produto da disciplina de Projeto Integrado de Jornalismo Impresso, o jornal Papiro.

A Evangelização na Dança – A Festa Junina é uma tradição do povo brasileiro. Muitos de seus costumes estão vinculados ao cristianismo, e para os católicos a festa é motivo de comemoração e evangelização. É celebrado neste feriado o dia de três santos: São Pedro, Santo Antônio e São João Batista. Nesse webdocumentário é mostrado o valor que possuem para os cristãos e a importância que a quadrilha tem em ajudar na evangelização.

Neyliana Maia Frota, 4º semestre
Imagem de Amostra do You Tube

Dicas de maquiagem – A mulher que tem interesse em maquiagem gosta de experimentar os mais diversos produtos de beleza. Pensando nisso, a maquiadora profissional Maria Wanderlucia Leite, que trabalha por meio do seu instagram @mariamaquia, traz neste webdoc um tutorial de make com toda a preparação de pele até a finalização da maquiagem. Ela, que trabalha com cursos extensivos e intensivos, mostra alguns de seus truques para realçar a beleza.

Amanda de Oliveira, 4º semestre
Imagem de Amostra do You Tube

Web segura – Comprar pela internet está cada vez mais comum. Praticidade, variedade e preço atraem clientes de todos os cantos do mundo. Mas é preciso ter alguns cuidados para não cair em ciladas e ser vítima de golpes virtuais. O professor de sistemas de informação, da UNI7, Daniel Capelo, dá dicas importantes nesse Webdoc.

Karine Serpa, 6º semestre
Imagem de Amostra do You Tube

A ascensão do paintball no Ceará – O capitão do time Real Action, Fernando Silva, fala sobre os benefícios que o esporte traz e a quantidade de adeptos da prática. Para o jogador, a categoria vai além de um lazer. As maiores dificuldades para quem é praticante do paintball são a falta de apoio e de regularização de órgãos responsáveis.

Matheus Nunes, 4º semestre
Imagem de Amostra do You Tube

Fotografia com celular – Este webdoc visa a mostrar as possibilidades
Fotografia mais comum atualmente: pelo celular. O estudante de Publicidade e Propaganda e fotógrafo Carlos Silva relata suas vivências sobre esse modo de
fazer fotos. Ele conta como obteve destaque nas redes sociais por esse meio.
Cita também boas dicas para quem deseja se aprofundar com profissionalismo no assunto.

Rayanne Aragão, 4º semestre
Imagem de Amostra do You Tube

Vida Saudável – O webdocumentário conta a história de superação de uma jovem que resolveu mudar de vida adequando sua alimentação, fazendo meditação e yoga. Ela diz em que essas mudanças fizeram com que ganhasse qualidade de vida e se superasse no atendimento aos seus desafios, mostrando que, quando se quer, se vai longe..

Ermeson Santiago, 4º semestre
Imagem de Amostra do You Tube

Seleção Brasileira – Muito aconteceu para o Brasil no futebol depois da Copa de 2014, quando houve a derrota por 7 a 1 para a Alemanha na semifinal. Mas certamente o mais importante foi a chegada de Tite ao comando técnico da Seleção. Desde que assumiu o cargo, o treinador conseguiu renovar as esperanças do brasileiro. Este webdoc tenta trazer, na voz de quem entende do assunto, as expectativas para o Mundial da Rússia em 2018.

Gerson Barbosa, 5° semestre
Imagem de Amostra do You Tube

Jovens na política – Este documentário mostra as diferentes expectativas de quatro jovens neste ano de eleições. Alguns já têm o título de eleitor e outros estão em busca de tirar o documento. Eles falam o que acham da política e do voto, no primeiro ano em que podem exercer o seu poder de opinar sobre os candidatos aos vários cargos.

Joana Kelly, 4º semestre
Imagem de Amostra do You Tube

Namorados – A dona de casa Rosa Maria descreve, neste documentário, a história de seu casamento. Ela destaca fatos que marcaram a sua vida a dois, que começou sobre as rodas de um caminhão. Dentre esses momentos que viveu desde quando conheceu seu esposo, ela elege a chegada dos filhos e a vida de mãe e esposa como os melhores. Rosa Maria vê no marido um eterno namorado.

Matheus Castro, 4º semestre
Imagem de Amostra do You Tube

Desemprego afeta jovens – Público jovem sofre com a falta de oportunidades para atuar no mercado de trabalho. Estudantes que buscam vagas de estágios se frustram com as dificuldades enfrentadas. Situação vivenciada pelos estudantes Leonardo Deus, 23 e Rayanne Aragão, 24, ambos desempregados e com o mesmo desejo de ingressar em um trabalho relacionado a sua área de interesse.

Vitória Yngrid, 6ª semestre
Imagem de Amostra do You Tube

Quem vai votar? – Um aspecto incomum entre as últimas eleições é o crescimento das abstenções e votos brancos e nulos. Esse webdoc irá abordar essa problemática. A análise dessa questão será feita por uma aposentada de 72 anos que tem visão e conceitos formados sobre a política e o homem público. A sua experiência e os casos que tem conhecimento fortalecem ainda mais sua postura sobre esse assunto sempre tão atual, que é a crise na política.

Fábio Pinheiro, 5º semestre
Imagem de Amostra do You Tube

Uma Questão de Fé – Com mais de 20 anos no meio evangélico, dos quais 12 dedicados a atividade pastoral, João Batista coleciona historias de fé e convicção. Ele atualmente é vice-presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Messejana (IEADEME). Neste documentário, sua experiência de conversão e uma das adversidades que enfrentou durante seu ministério. E se posiciona sobre o relacionamento entre igreja e a esfera política.

Eli Naftali, 4º semestre
Imagem de Amostra do You Tube

Tatuagem sem preconceito – Ainda vista por muitos cristãos como inaceitável, a prática da tatuagem tem sido cada vez mais frequente entre os membros das igrejas evangélicas. Naftali Nascimento, pastor da comunidade cristã Somos a Casa, comenta neste webdoc sobre a tatuagem no contexto cristão, a quebra do preconceito ainda existente e como a igreja que lidera trata sobre o assunto.

Mailson Modesto, 4º semestre
Imagem de Amostra do You Tube

Tags: , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − dez =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.