Visita ao shopping Rio Mar finaliza atividades do semestre de arquitetura

Alunos do curso conhecem de perto o projeto arquitetônico ainda em obras

Finalizando o primeiro semestre de arquitetura da Faculdade 7 de Setembro, na última quinta feira, 28 de novembro, alunos do curso visitaram as obras do shopping Rio Mar e conheceram de perto os desafios da profissão em projeto de grande porte.

Participaram 30 alunos da visita, que foi guiada pelo arquiteto do shopping, Rodrigo Morais, além do acompanhamento do coordenador-adjunto do curso de arquitetura da Fa7, Tiago Souza. Na ocasião, os alunos receberam informações sobre a planta, a estrutura e as inovações do projeto.

alunos conhecem de perto todos os pavimentos da obra do shopping Rio Mar. (Foto: Tatiana Fortes)

Com amplo terreno de 114.000m², o Shopping Rio Mar é um dos maiores projetos do setor no Estado do Ceará, daí a importância dessa visita. “É importante para o aluno entender como são construídos e como funciona um projeto. Acredito que esse tipo de visita ajuda o aluno a visualizar melhor a importância de um arquiteto em uma obra”, disse Rodrigo Morais.

Com quatro mil homens trabalhando na obra, o shopping terá 385 lojas distribuídas em seis pavimentos, que vai valorizar todo o entorno local. “Gostei de saber que essa obra é bem sustentável, gerando benefícios, como emprego, valorização imobiliária e mobilidade urbana”, pontuou Meton Alexandre, aluno do curso de arquitetura.

Além de conhecer a obra de um shopping, esse tipo de atividade complementar auxilia os alunos nos caminhos da profissão. Para o estudante do curso de arquitetura, Manoel Magalhães, a visita é fundamental para entender como tudo funciona, “ver a diferença entre desenvolver e executar um projeto ajuda bastante até nas nossas escolhas, além de dar uma dimensão maior de estrutura”, afirmou.

Tatiana Fortes
8º semestre