UNI7/ELEIÇÕES 2018: Reações do público com o desempenho dos candidatos

Estudantes, militantes e interessados se reuniram no Teatro Nila Gomes de Soárez para ouvir propostas e discutir sobre o futuro político do país

Bandeiras, adesivos, coro de apoio e muita atenção. O debate com os candidatos ao Senado Federal reuniu não somente alunos e professores do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), como também militantes dos partidos convidados e demais eleitores, curiosos por ouvir as propostas de mandato. O evento, que faz parte da XVII Semana do Direito, aconteceu nesta quinta-feira, às 19 horas, no Teatro Nila Gomes de Soárez.

O público começou a ocupar os espaços do teatro, bem antes do início do debate. Entre os participantes, militantes com adesivos nas roupas já sinalizavam os candidatos de seu interesse. Houve também panfletagem no teatro com adesivos e santinhos.

Vitor Martins, estudante do curso de Direito da UNI7, estampava em sua blusa adesivos dos candidatos Rodrigo Marinho (deputado federal pelo Novo) e Eduardo Girão (PROS). Sobre as propostas que o atraiam, Vitor citou “o liberalismo, no ponto de vista econômico e, no social, o conservadorismo”. Incerto sobre a presença de todos os candidatos, o estudante esperava mais integrantes da oposição.

Estudantes de outras universidades estiveram presentes ao evento. Lucas Macedo, estudante de Direito no Centro Universitário Farias Brito (FBUNI), avaliou como positiva a vinda de um debate político no ambiente universitário. Sobre candidatos que apoia, destacou Ciro Gomes (PDT) para presidente e Ari Areia (PSOL) como deputado federal, mesmo reconhecendo as diferenças dos dois partidos no campo ideológico.

Representando o partido PSOL, os militantes Adrian Simões e Camila Cruz abordaram o poder analítico do debate para a discussão política. Para Camila, a grande importância dos debates “é o exercício da democracia, para que os candidatos possam se apresentar e as pessoas terem um voto mais crítico e consciente”. Adrian destacou o pastor Simões como “o único candidato negro entre os outros nomes”, como um fator representativo.

O DEBATE

Dos onze candidatos cearenses, somente cinco compareceram: Roberto Burns (PTC), Eduardo Girão (PROS), João Saraiva (REDE), Jamieson Simões e Anna Karina, ambos do PSOL. Única candidata feminina a comparecer ao evento, Karina teve de se ausentar após sua apresentação no debate para seguir em viagem no interior.

Mediado pelo professor Felipe Barroso, coordenador do curso de Direito da UNI7, os quatro candidatos participaram dos três blocos do encontro. O debate se dividiu entre apresentações iniciais, perguntas livres entre candidatos, perguntas da plateia e considerações finais.

Antes de dar início, o mediador Felipe Barroso avisou aos presentes: “podem aplaudir; só não podem vaiar”. O único momento de participação negativa do público foi uma zombaria feita por algumas pessoas em reação ao bairro Bom Jardim, onde mora o candidato pastor Simões. O teólogo interrompeu sua apresentação para rebater: “Vixe não!. O Bom Jardim é um lugar de gente séria, trabalhadora, honesta e merece respeito”, respondeu, sob aplausos da plateia.

Entre as perguntas do público, estavam temas sobre violência contra o público LGBT, congelamento de gastos públicos, recursos hídricos e feminicídio. Ao responder uma pergunta sobre aborto, Eduardo Girão mostrou à plateia um broche onde continha um feto de onze semanas. Tentou sensibilizar em relação à proibição do aborto: “se alguém vier até nós e tentar nos matar, temos como nos defender. Mas, e uma criança, que não nasceu ainda?”.

Uma das surpresas da noite foi o candidato Roberto Burns. O vereador estimulou risos da plateia, graças ao discurso dele, marcado pelo sotaque interiorano, sobre a corrupção. Não economizava críticas aos políticos “ladrões” e perguntava: “quem vota em político ladrão é o quê, meus senhores?”.

Com o encerramento do debate, alunos e demais espectadores de dirigiriam aos políticos com maior afinidade para tirar fotos e dar declarações de apoio.

TEXTO: Jonathan Silva (6º semestre – Jornalismo/UNI7)
FOTOS: Matheus Abraão (3º semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: , , , , , , , , , , , , ,