UNI7 NO CENTRO: Aula prática de jornalismo e publicidade no cemitério

• Foto 12.1 - Professor (a) Ana Marcia
  • Foto 7
  • Foto 6 - Turma (Matéria Jornalismo)
  • IMG_4628
  • IMG_4680
  • IMG_4642

Pode parecer triste, mas visitar cemitérios é um passeio onde se aprende sobre história, cultura e sociedade. Além de conhecer personagens célebres que dão nomes a ruas e avenidas de Fortaleza. O Cemitério São João Batista, com sua bela arte tumular, é um verdadeiro museu a céu aberto, onde muitas personagens históricas fizeram dele, sua última morada.

No último sábado, 14, os estudantes de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), orientados pelos professores dos cursos, se encontraram no Cemitério São João Batista, para a quarta edição do projeto UNI7 no Centro. Um grupo de alunos foi ao Centro Fashion Fortaleza, na Av. Filomeno Gomes, para atividade no atacadista de confecção.

Para o coordenador dos cursos de Comunicações da UNI7, Dilson Alexandre, a atividade de extensão promove interação entre professores e alunos, que aproveitam para conhecer estudantes de outros semestres e trocar experiências. “O evento em um cemitério desenvolve visões de mundo. Visitar o Cemitério São João Batista é ter a possibilidade de aprender sobre a história da capital cearense, diferenças sociais e ligações entre pessoas”, ressaltou o coordenador.

A professora Ana Márcia Diógenes, do curso de Jornalismo, considera importante a presença dos estudantes no São João Batista, “porque aqui estão enterrados muitos ícones da história do Ceará: políticos, empresários, escritores, militares e artistas que por meio dos seus percursos de vida, contam a história da cidade”.

VIVER A HISTÓRIA

A aluna Fátima Belarmino, do 3º semestre de Jornalismo, lembra que quando ingressei no curso, se deparou com conteúdos teóricos e práticos. Ela se interessou em participar do projeto Uni7 no Centro já no 1° semestre. “O fato dos alunos estarem em campo, conhecendo e vivenciado a história de Fortaleza é de uma importância imensurável e necessária”, reconheceu.

Segundo Fátima, colocar em prática o que aprende dentro da sala de aula é uma forma de assimilar e compreender melhor a profissão. “Assim como eu, outros colegas estão aqui pela primeira vez. Estou encantada com esse lugar e, as histórias de vida que conheci aqui”.

Já Alisson Bezerra, estudante do 2º semestre de Jornalismo, elogiou a iniciativa da UNI7 pelo projeto. “É muito importante pelo real motivo de conhecimento da nossa cidade já que seremos futuros comunicadores sociais. Como primeira experiência, foi muito satisfatório. Espero participar outras vezes e aprender mais”.

O Quinto Andar publicará as experiências dos estudantes no Cemitério São João Batista, a partir desta semana. A próxima atividade acadêmica de extensão da UNI7 será o Projeto Roteiros, em Guaramiranga, no dia 5 de maio.

TEXTO: Lanara Pinheiro (3º semestre – Jornalismo/UNI7)
FOTOS: Deisa Rocha (4º semestre – Jornalismo/UNI7) e Matheus Abrahão

Tags: , , , , , , , , ,