Notícias

TEORIA NA PRÁTICA: Alunos criam hotsite sobre os direitos da mulher

Categoria:

Hotsites, Uni7 Informa

0

Projeto estimula que os estudantes escolham uma temática, sugiram pautas com diferentes abordagens e busquem entrevistados que discutam questões de gênero

As dificuldades e preconceitos enfrentados diariamente pela mulher, como consequência de uma sociedade machista. Este foi o tema escolhido pelos alunos da disciplina de Jornalismo Especializado II (semestre 2017.1) para a criação de um hotsite, que vale também como nota para a Verificação Final (VF). Orientados pela professora Ana Márcia Diógenes, eles realizaram um projeto voltado para os Direitos Humanos, em defesa da mulher, e transformaram a turma de 15 alunos em uma verdadeira equipe de redação, fazendo entrevistas, matérias e fotos para a elaboração do hotsite.

Uma das matérias do hotsite é sobre o assédio contra mulheres dentro do ambiente militar (Foto: Divulgação)

As pautas, divididas entre os alunos, giram em torno da mulher em diferentes aspectos, desde o ambiente de trabalho até a realidade vivida por cada uma. Garotas de programa, mães, militares, mulheres na política e feminismo negro são alguns dos conteúdos que o projeto aborda. A proposta vai além do aprendizado jornalístico: a ideia é mostrar a força das mulheres e as barreiras que elas enfrentam constantemente.

Para a professora Ana Márcia Diógenes, a participação dos alunos em um projeto assim é enriquecedora. Segundo a jornalista, os estudantes passam a ter, além do empenho para obter entrevistas e escrever textos, a visão de uma cobertura mais ampla sobre uma mesma temática, neste caso, os direitos das mulheres. “É importante também por dar uma visão de trabalho em equipe, como acontece em redação, além de ter utilizado um instrumento desse mundo da convergência midiática”, acrescenta a professora.

A aluna Karol Saldanha, 20, responsável pelo design do hotsite, diz que, entre as vantagens de trabalhar com os direitos humanos, está entender a realidade social da mulher, principalmente no Brasil, e ver como funcionam os direitos básicos diante desta realidade. “Trabalhar com este tema é um aprendizado fora da técnica, que vai para as vias sociais e ao encontro com as pautas da sociedade”, ressalta Karol.

Link para o hotsite: https://mulherespordireitos.wixsite.com/mulherespordireitos

 

Texto: Suelen Mendonça (5º semestre – Jornalismo)

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.