TCC: como vencer o último desafio antes da formatura

O fim da graduação chega e os estudantes passam por um turbilhão de sentimentos que vão do desespero à euforia

Bruno Mota: "Fiz um bom projeto de pesquisa, com um bom referencial teórico e isso me ajudou muito no meu TCC." (Foto: Arquivo Pessoal)

Bruno Mota: “Fiz um bom projeto de pesquisa, com um bom referencial teórico e isso me ajudou muito no meu TCC.” (Foto: Arquivo Pessoal)

Entrar na universidade é motivo de comemoração para estudantes, familiares e amigos. É um tempo de novas descobertas, aprendizados e um mundo que se abre para os universitários. Com o passar dos semestres, chegam as dúvidas, o cansaço e, até mesmo, a vontade de desistir. Quando se aproxima o fim do curso, os estudantes passam por uma maratona de afazeres para a conclusão da graduação. Chega, então, a hora do temido TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Aí, sim, os graduandos vivem aquele que chamam de “pior momento da graduação”.

A professora Ana Paula Rabelo, da Faculdade 7 de Setembro (Fa7), trabalha diretamente com alunos em período de conclusão de curso. Responsável pela disciplina de Metodologia Científica, a professora conta que eles têm comportamentos diversos durante o fechamento desse ciclo. “Os formandos geralmente se mostram estressados, desesperados, com sentimento de que não vão conseguir fazer o trabalho e até mesmo desistem do processo.”

É este período que vive o formando de Jornalismo na Fa7, Tiago Fernandes. Ele revela como tem atravessado esse momento. “Acredito em duas dificuldades básicas. A primeira é tempo, especialmente para quem já está no mercado e precisa conciliar trabalho, faculdade, monografia etc. Outra dificuldade é com a linguagem científica própria do trabalho monográfico. Trabalhamos pouco essa linguagem durante o curso. A produção da monografia, no entanto, tem se mostrando uma atividade bastante prazerosa e até divertida”, disse Tiago.

Tiago Fernandes: "A produção da monografia tem sido uma atividade bastante prazerosa e até divertida”. (Foto: Arquivo Pessoal)

Tiago Fernandes: “A produção da monografia tem sido uma atividade bastante prazerosa e até divertida”. (Foto: Arquivo Pessoal)

Para os estudantes que no próximo semestre vão passar por tudo isso, Ana Paula Rabelo dá algumas dicas para que o TCC seja feito de uma maneira mais calma. “Para que o estudante não fique muito atarefado na produção do TCC, o primeiro passo a ser dado é fazer um bom projeto, com um bom referencial teórico. O segundo passo é durante o semestre que antecede o TCC e o semestre que ele será feito: é preciso que se faça a leitura do referencial teórico que foi escolhido, porque ninguém escreve sobre o que não conhece.”.

O também formando de Jornalismo na Fa7, Bruno Mota, seguiu os conselhos da professora Ana Paula e já está concluindo o seu TCC. Ele conta que ter feito um bom projeto de pesquisa adiantou muito a sua pesquisa. “Tenho sorte de ter o meu trabalho quase pronto. Fiz, na verdade, um bom projeto de pesquisa, com referencial teórico e isso me ajudou muito. Agora estou aliviado e com a sensação de dever cumprido”, afirmou Bruno, que venceu o prêmio Gandhi de Comunicação na categoria Mídia Impressa, no dia 10 de outubro.

Para aqueles que já estão na conclusão do TCC, Ana Paula diz que é comum o trabalho “travar”, o aluno achar que não consegue mais escrever, que o assunto se esgotou. Quando isso acontecer, a professora aconselha que o aluno saia, passeie, encontre com os amigos, depois disso vai perceber que as ideias vão voltar e o trabalho vai caminhar.

Henrique Gonzaga
8º semestre