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TCC: Momento da melhor escolha para trabalho científico e chegar ao diploma

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O processo de estudo chega ao ápice com muitos ou poucos obstáculos, mas que irá trazer conhecimento e bagagem acadêmica para obter sucesso

O momento acadêmico mais aguardado e desejado pelo estudante universitário é, sem dúvida, o do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para tratar do tema e entender porque muitos ficam ansiosos pela elaboração do trabalho científico, o Quinto Andar conversou com alunos que concluíram o TCC dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) em 2019.1 A ideia era lembrar como foi todo o processo, desde a escolha do tema ao período de qualificação, até a última etapa de defesa em banca. Nestes cursos, os alunos podem realizar uma monografia ou um produto prático, acompanhado de um relatório técnico.

Os estudantes Amanda Cavalcanti, Natasha Lima, Ítalo Falcão, de Jornalismo, e Regina Ellen, Sarah Veloso e Thalles Santana, de Publicidade e Propaganda, criaram e apresentaram um ensaio fotográfico, uma revista, um rádio debate, um documentário, um podcast e um aplicativo, respectivamente, utilizando as habilidades adquiridas durante o processo de graduação. Todos com o mesmo objetivo: estabelecer relações com o que mais tinham afinidade para a realização e efetivação do trabalho.

Apesar do cansaço acumulado, Amanda Cavalcanti buscou inspiração para TCC

Com o objetivo de refletir a percepção da sociedade diante da deficiência visual, a estudante atribui a conclusão do trabalho à sensibilidade

A estudante Amanda Cavalcanti, 23, do curso de Jornalismo, do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), que está envolvida com a fotografia, optou por um produto visual na produção do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O projeto desenvolvido pela estudante e intitulado “O que os olhos não veem o coração não sente: um ensaio fotográfico sobre o instituto Hélio Góes, em Fortaleza, Ceará”, tem como objetivo refletir a percepção da sociedade diante da deficiência visual.

Amanda, que escolheu o tema devido à proximidade dela com fotografia e sua preferência em ver o resultado de seu trabalho de uma forma não textual, diz que a escolha de sua tese não foi fácil. Ela atribui à conclusão do trabalho final sensibilidade com o tema e ao apoio de seu orientador, professor Jari Vieira.

A concludente também falou sobre a ansiedade que afeta muitos estudantes. Segundo ela o desespero na hora de produzir o TCC é importante, pois livra o aluno da procrastinação. Disse, porém, que o primordial é estar atento à saúde psicológica e se manter organizado.

Questionada sobre as mudanças que a produção do TCC ocasiona na vida do universitário, enfatizou a sua rotina cansativa, ao ter que conciliar a produção do TCC com as demais atividades diárias. Mas, ressaltou ainda os aprendizados que envolvem o tema escolhido e as inspirações para lidar com a vida, que surgiram a partir dele. “Um pouco de cansaço acumulado, organização para conciliar as atividades rotineiras, aprendizados com relação ao tema, que a cada nova descoberta, traz inspiração para lidar com a vida”, enumera.

Amanda Cavalcanti disse estar feliz por ter fechado uma aba, e aberto outras novas para o futuro

No processo final da produção do seu trabalho, Amanda transparece plenitude e sabedoria, se utilizando de analogias para expressar o sentimento de quem está à beira de fechar um ciclo. “Assim como um celular que possui várias abas abertas tende a consumir bastante energia, igualmente é o nosso psicológico. Enquanto estamos no processo e não fechamos essa aba, a energia propende a baixar, ainda mais quando está aberta junto a outras, como trabalho etc. Então, é assim que me sinto, cansada, mas feliz por estar cessando essa aba, pra daqui a pouco abrir outras.”

A prática voluntária e de vivências transformando vidas em documentário

Regina Ellen escolheu desenvolver um produto em formato documental devido à profundidade do assunto

Para Regina Ellen é importante que o aluno não deixe tudo para última hora e se organize bem durante os meses de criação do TCC

A estudante Regina Ellen, 23, do curso de Publicidade e Propaganda, do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), que sempre esteve envolvida pela prática da ação voluntária, optou por uma produção documental, em dupla com a colega Brenda Nogueira, sobre o “voluntariado” no seu Trabalho de Conclusão de Curso TCC). A produção desenvolvida por Regina e Brenda, intitulada, “Voluntariado, transformando vidas”, apresenta de maneira documental a prática do voluntariado e suas vivências.

Regina revelou não ter tido dificuldades na escolha do tema, devido ao seu encanto pela ação voluntária. Ela disse que escolheu desenvolver um produto em formato documental devido à profundidade do assunto. Segundo Regina, seria mais válido mostrar pessoas falando sobre as suas vivências na ação voluntária do que escrever sobre. “Não transmitiria a mesma coisa”, disse.

Quanto às mudanças que a produção do TCC ocasiona na vida do universitário, a estudante reconheceu que muita coisa mudou em seu cotidiano e, falou também, dos imprevistos que podem afetar o aluno durante a produção do TCC. “Muita coisa mudou no meu cotidiano desde que comecei a fazer o meu TCC. Iniciei a produção no semestre passado. Só que houve problemas e estava estagiando. Comecei a fazer o TCC, fazendo outras cadeiras, e as coisas não saíram como o esperado. Depois, em conversa com a minha orientadora, professora Morgana Bavaresco, achamos melhor adiar para esse semestre”.

Regina falou também sobre as dificuldades na produção do próprio projeto, devido ao fato de necessitar de uma demanda grande de entrevistas, e os horários, na maioria das vezes, não coincidiam com o do entrevistado. Para a graduanda, sempre haverá problemas na hora de produzir o TCC, mas que é importante que o aluno não deixe tudo de última hora e se organize bem durante os meses de criação do TCC, até mesmo para manter a saúde emocional intacta.

Textos: Nathan Silva (2º semestre – Jornalismo/UNI7)

Designer feminino e sustentabilidade que transformam ideias em realidade

Sabe aquele sentimento de dever cumprido? Pois este é o sentimento dos alunos que concluíram o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), 2019.1, nos cursos de Comunicação do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). Para dois deles, Thalles Santana e Sarah Veloso, ambos do curso de Publicidade e Propaganda, foram momentos de incertezas e buscas que viveram. Thalles, com o olhar na sustentabilidade; Sarah, na perspectiva do designer e do feminismo.

Thalles Santana, 21, é estudante de Publicidade e Propaganda está concluindo o seu curso. Sua trajetória como estudante não foi fácil, mas encontrou no seu estudo da disciplina Projeto Integrado em Mídias Digitais, do professor Lima Júnior, uma motivação para começar a escrever o seu TCC.

Com um projeto em formato experimental, seu produto é um aplicativo chamado Flex Entregas, que tem objetivo de minimizar os gases de CO² realizando entregas por bicicletas. Assim, as empresas que contratarem seu serviço poderão metrificar os pontos, contabilizando o custo de combustível que deixou de ser gasto e a quantidade de CO² que deixou de ser emitida no ambiente.

Thalles Santana investiu na escolha do seu produto e desenvolveu um aplicativo de entregas em domicílio por bicicletas, “Flex Entregas”

Para Thalles, a escolha do tema não foi fácil, mas o apoio dos professores foi fundamental no processo de elaboração do produto. “Quem me ajudou a escolher o tema foi o professor de TCC1, Márcio Benevides. No início da disciplina conversei com o professor e disse que eu não tinha um tema definido, mas teria um possível tema que gostaria de escrever sobre, porque estava muito empolgado com o desenvolvimento do projeto fora da faculdade. Após explicar o projeto, o professor me garantiu que daria um bom TCC”, avalia. Foi assim que desenvolveu o seu trabalho orientado pelo professor Márcio, que lhe deu dicas, e, explicou que foi tranquilo desenvolver o projeto.

Thalles ainda mandou algumas ideias para galera que vai fazer o TCC no próximo semestre: “Escolha um orientador que entenda do seu tema e tenha disponibilidade para lhe orientar é (muito importante). Escreva sem medo; depois você lapida o que foi escrito. Escolha uma banca que tenha envolvimento com seu tema de alguma maneira, isso facilita muito a compreensão do seu trabalho pela banca. Treine bastante sua apresentação. Você chegou até o último semestre com todas as dificuldades e aperreios da faculdade”.

Contrafluxo: Designer e Feminismo

Sarah Veloso, 23, também inovou no seu produto; A estudante de Publicidade e Propaganda elaborou um podcast com a temática ‘Designer e Feminismo’ como produto para conclusão de curso. O projeto “Contrafluxo” fala sobre as mulheres que atuam com designer em Fortaleza. “O objetivo é falar do feminismo de outra perspectiva, em relação ao processo criativo, vivências e dificuldades de uma designer em Fortaleza”, avalia. O tema não foi difícil de escolher. Optou por um que tinha muito haver com ela que pudesse trazer uma mudança na comunicação para área do designer e dar voz às mulheres em um formato de áudio.

O produto precisou da avaliação dos professores para desenvolver uma temática de avaliação, já que nenhuma faculdade e universidade de Fortaleza trabalham nesse formato de produto (podcast). Ele desenvolvido em três podcast, entre 30 a 50 min, mais uma introdução do que seria o conteúdo.

O podcast é voltado para designers cearenses que buscam seu lugar no mercado de trabalho

O trabalho teve a orientação da professora Nila Bandeira e coorientação da professora Kátia Patrocínio. Segundo Sarah, o processo para desenvolver o projeto foi fluído, pois foi um tema que gostava e estava com muito desejo de desenvolver. A expectativa da estudante é muito grande sobre o projeto e pretende continuar após a defesa. Ela criou um Instagram para divulgação do trabalho.

Sarah explica que levou de tudo isso foi aprendizado da edição do produto, e contou com ajuda do Giovanni e o do Sávio seu amigo. “Foi algo muito gratificante, não fiz com desdém, com raiva e tristeza, por mais que eu ficasse três dias sem dormir, eu estava fazendo algo que eu gostava muito. Não quero romantizar você ficar sem dormir e crises de ansiedade, mas eu estava fazendo aquilo consciente, não estava fazendo obrigada, estava fazendo porque eu realmente estava gostando do produto”, avalia.

Sarah também deixou uma dica para os desesperados do TCC. “Não se desesperar com tema. Você precisa refletir o que gosta de ler, o que gosta de assistir, se tem algum autor favorito, algum tema que te incomode, no sentido de mudar algum âmbito da comunicação, mas algo que se encaixe, que você goste de produzir e consiga passar uma mensagem. Não se desesperar. Procurar o que você gosta, pois, o projeto vai se tornar mais fluido e gostoso, e, provavelmente, pode ser o melhor projeto da sua vida”, concluiu.

Texto: Luana Érica (7º semestre – Jornalismo/UNI7)

Aluno de jornalismo produz rádio debate com profissionais do esporte

Orientado pelo professor Paulo Júnior, Ítalo Falcão produziu material para rádio em que trata das dificuldades que atletas vivem no cotidiano na profissão

Para discorrer sobre a realidade dos jovens inseridos nas categorias de base do futebol brasileiro, o estudante Ítalo Falcão, 8º semestre do curso de Jornalismo, do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), decidiu criar um rádio debate, como produto de seu Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC). Convidou o atleta profissional Guilherme Targino, o olheiro esportivo Paulo Richard e o psicológico esportivo Ricardo Ângelo para debaterem sobre as dificuldades do cotidiano que os atletas precisam enfrentar, a ilusão e o estereótipo existente, de que a vida de um jogador é perfeita.

Apesar de várias mudanças de tema e tipos de abordagens, Ítalo diz que a escolha não foi difícil, pois buscou trabalhar em uma área que tivesse mais afinidade. A ideia inicial era a produção de um documentário, ainda sobre as categorias base, mas que abordasse um caso específico, tratando sobre o nomadismo juvenil. Por questões do aumento da demanda de estudos, Lorim – como Ítalo é conhecido na UNI7 -, resolveu mudar a ideia do produto. O novo modelo, segundo ele, é melhor para abordar o tema e mais interessante por trabalhar com visões e informações de especialistas.

O TCC fez com que o estudante de jornalismo perdesse noites de sono. Além do desgaste físico, ele afirma ter tido muitos problemas durante o cotidiano, alguns que implicaram em sua saúde. Diz ainda que precisou estudar mais que o habitual durante a semana. Embora o trabalho tenha trazido contratempos a Ítalo, ele também trouxe bem-estar. “É difícil? É. É chato? É. Dá trabalho? Dá. Mas, a satisfação que você tem quando faz um trabalho como este é indescritível. Você não consegue avaliar. O resultado é um algo fantástico”, concluiu Ítalo.

Texto: Bruna Ramos (4º semestre – Jornalismo/UNI7)
Fotos: Brenda Nogueira

O jornalismo visual de Natasha Lima e o desafio de produzir uma revista

Tendo como referência as publicações Mundo Estranho e Superinteressante projeto editorial gráfico autoral desponta como TCC

O gosto pelo design fez com que Natasha Lima, inclinasse seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para um produto gráfico, no caso, uma revista. A quase jornalista pelo Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) pendia entre uma monografia ou produto com relatório técnico, mas, aceitou “o desafio de produzir uma revista”, cujo título é UpAH!

Desafio, segundo o dicionário significa; “Ato de instigar alguém para que realize alguma coisa, normalmente, além de suas competências ou habilidades”. E foi nesse ritmo de superação que a jovem se adaptou à uma rotina onde teve que conciliar trabalho, outras disciplinas do curso e o TCC. “Preferia acordar cedo e dedicar uma ou duas horas da minha manhã à leitura e produção do TCC, antes de ir para o trabalho. E dediquei meus fins de semana também, principalmente os domingos para a produção do projeto gráfico e matérias”.

O interesse para o mundo do jornalismo visual surgiu na disciplina Design Editorial, do professor Diego Henrique e, há três anos, Natasha trabalha com design de impressos no jornal O Povo. Tendo com base a revista Mundo Estranho e Superinteressante o trabalho da concludente fala sobre o mundo Nerd, com a orientação no TCC do professor Miguel Macedo.

O tema e a forma do trabalho foram escolhidos com base no gosto da autora, muito por conversar com o meio em que ela está inserida, e sobre essa questão ela deixa o conselho. “Pensem muito antes de decidir o que vão produzir porque vocês vão trabalhar incansavelmente com algo por seis meses ou um ano. Então, que seja algo que vocês realmente amem.”

Texto: Eli Naftali – 6° semestre (Jornalismo/UNI7)

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