TCC: Haiti na visão de uma estudante de jornalismo, 8 anos após terremoto

Na semana de Iniciação Científica, a aluna Ana Cláudia Moura apresenta o projeto do livro-reportagem com registros históricos de como o país se encontra atualmente, depois do abalo sísmico de 2010

A abertura da XIV Semana de Iniciação Científica do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) teve a participação da aluna de Jornalismo, Ana Cláudia Moura, que apresentou o projeto do seu TCC – a ser defendido no dia 12 de junho –, que consiste em um livro-reportagem com o tema: “Nação Fragmentada – uma análise sobre a missão de paz brasileira no Haiti”. O marco determinante foi o terremoto que arrasou o país e praticamente destruiu a capital Porto Príncipe no dia 12 de janeiro de 2010. O evento contou com presença de estudantes dos cursos de jornalismo e publicidade, e pedagogia, além de professores.

O ponto principal da pesquisa foi o terremoto que arrasou o país em 2010 (Foto: Deisa Rocha)

Motivada por fazer algo “diferente e original”, Ana Claudia disse que a ideia do projeto surgiu quando estava voltando de uma viagem a Maceió, quando conheceu o coronel Azevedo, do Exército, um dos personagens. Com ele, conseguiu acervo bruto de documentos ao período de 2010, quando o Haiti sofreu o terremoto de magnitude 7,0 na escala Richter.

O evento contou com presença de estudantes dos cursos de jornalismo e publicidade, e pedagogia, além de professores (Foto: Deisa Rocha)

Ela relata a dificuldade para realizar a viagem. Após inúmeras tentativas, pedindo ajuda no trajeto, hospedagem e acompanhamento pelo território do país enquanto pesquisava e gravava seu projeto, a estudante precisou custear tudo. ‘’Ir ao Haiti era fundamental para que o meu trabalho tivesse um brilho maior’’, ressalta.

Na segunda graduação, Ana Claudia escolheu o livro-reportagem porque queria contar histórias e conhecer novos países. Formada em administração, relata que seu projeto inicial seria com empresas, envolvendo mídias sociais. Na disciplina de TCC, porém, começou a pensar na questão do Haiti.

A intenção do livro reportagem é também exibir o que mudou no país após o terremoto (Foto: Deisa Rocha)

Todo o livro-reportagem foi gravado na capital, Porto Príncipe, no período de 11 a 17 de janeiro de 2018. Exatamente oito anos após o abalo sísmico que devastou o país. A intenção era também exibir o que mudou durante esse tempo.

A semana de Iniciação Científica tem por finalidade o desenvolvimento de produções dos alunos da UNI7. Durante dois dias, estudantes e o corpo docente da Universidade assistem a apresentação e palestras, possibilitando uma vivencia acadêmica e aprofundamento de seus conhecimentos.

TEXTO: Matheus Castro (4º semestre – Jornalismo/UNI7)
FOTOS: Deisa Rocha (3º semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: , , , , , , ,