STARTUP WEEKEND: Palestras preparam para evento sobre empreendedorismo

A edição na UNI7 será voltada ao público universitário, estudantes, professores e todo o corpo acadêmico. Os encontros foram de explicação e divulgação do evento maior, na próxima semana

Com a experiência de quem já participou de edições anteriores, e também da organização de cursos sobre criatividade, Filipe Bessa fez palestras de motivação e divulgação do Startup Weekend Uni, evento de imersão que destaca o empreendedorismo. A conversa com o jovem empreendedor aconteceu no Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), nos dias 7 – durante o período da manhã –, e 8, no turno da noite. Os encontros aconteceram no Teatro Nila Soárez.

O Startup Weekend Uni acontece nos dias 17 a 19 de agosto, com 54 horas de duração. Essa edição será sediada na UNI7. O evento é aberto ao público, onde cada participante deve apresentar sua ideia em no máximo dois minutos. Após esse período inicial, os melhores casos são votados e definidos.

Filipe Bessa era estudante de biotecnologia antes de conhecer o Startup Weekend

A partir desse momento são formadas equipes em torno dos projetos escolhidos e, com ajuda de mentores especializados, os grupos vão a campo realizando pesquisa de mercado, desde a criação dos protótipos até a sua realização. No último dia, 19, os projetos de startups serão apresentados e avaliados pela banca julgadora. Os melhores casos poderão receber investimentos.

A versão ‘’Uni’’ é voltada prioritariamente ao público universitário, onde 75% dos participantes têm que ser estudantes, incluindo os mentores e jurados. O intuito é promover maior engajamento das universidades com a tecnologia, inovação e empreendedorismo.

O professor Lima Júnior, dos cursos de Comunicação Social da UNI7 e um dos organizadores, explica a importância de eventos como a Startup Weekend Uni para os alunos. ‘’Como vivemos uma crise muito forte, não temos garantia de emprego. O processo de inovação gera negócios, movimenta a economia local e nacional. E juntar pessoas com o mesmo intuito de pensar em negócios, ideias inovadoras, é bom para o profissional e o estudante. É aprender a empreender”.

Para Marum Simão Filho, professor e coordenador do curso de Sistemas de Informação, da UNI7, e também organizador, essa é uma vivência única para os alunos. ‘’Como membros da instituição, estamos fomentando uma educação na prática, onde o estudante pode ter experiência nessa área, que vem crescendo muito, que é o empreendedorismo’’, afirmou.

As inscrições são realizadas por meio do site ‘’swfortaleza’’, nas redes sociais Facebook e Instagram. No site há três perfis na hora de fazer o cadastro: Desenvolvedor, voltado para a programação de aplicativos, sites, dentre outros; Designer, indicado para aqueles que preferem a comunicação das empresas;

Negócio, que envolve o trabalho de pesquisa de mercado, modelo de negócios. Os alunos da UNI7 recebem 20% de desconto na inscrição. Para acioná-lo basta digitar o código ‘’UNI7’’.

SERVIÇO:

Vagas: limitadas, máximo 90 pessoas

Inscrições: Até dia 16, quinta-feira, pelo link: https://www.sympla.com.br/startup-weekend-fortaleza-uni__305968

Valor: R$ 100,00 – alunos UNI7 pagam R$ 80,00.

Texto: Matheus Castro (5º semestre – Jornalismo/UNI7)

Fotos: Matheus Abrahão (3º semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: , , , , , ,