SOLIDÁRIOS: Ex-alunos narram histórias de idosos em livro de crônicas-perfil

Objetivo da publicação é arrecadar recursos visando à compra de lençóis e fraldas geriátricas para distribuição em abrigos

Uma das moradoras do Abrigo, Francisca Moreira gosta de ouvir rádio e assistir TV (Foto: Alcides Freire)

Cada ser humano tem um universo dentro de si. E, envelhecer, é conviver mais de perto com todas as imagens que formam nosso tempo particular. Esta é uma das mensagens de “Abrigo dos Idosos – A arte de descascar memórias”, livro de crônicas-perfil, escrito por então estudantes do curso de Jornalismo do Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7). Nesta quarta-feira, 9, haverá o primeiro lançamento da publicação, às 9h10, durante a Semana ABRE, no pátio do 2º andar do prédio da Uni7.

O ambiente de convivência para as entrevistas foi o Abrigo dos Idosos, localizado no bairro São Gerardo. Produção, pesquisa, apuração e texto foram feitos por 14 ex-alunos do curso de Jornalismo, sob a orientação do professor e jornalista Miguel Macedo, responsável pela disciplina Projetos em Mídias Convergentes. Agora formados, os profissionais já estão atuando no mercado de trabalho.

No livro, organizado pelo professor, é contada a história de 12 moradores do Abrigo dos Idosos, unidade da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), do Governo do Estado. Todos os profissionais envolvidos aderiram ao projeto de forma voluntária: as fotos do fotógrafo Alcides Freire, o design gráfico de Fernando Brito, e sinopse da jornalista e professora Ana Márcia Diógenes, na contracapa.

“Ter estado no dia a dia com os estudantes, na orientação das abordagens e na maneira de conviver e tratar com pessoas idosas, reforça os compromissos sociais e solidários que todos devemos colocar em prática”, destacou Macedo. “Sempre me surpreendo positivamente com iniciativas como esta. Como sou professor, revejo meus valores em experiência tão enriquecedora como este trabalho, pessoal e profissionalmente”, completou.

A renda da comercialização dos exemplares será revertida para, pelo menos, três entidades de idosos, dentre eles, o próprio Abrigo, localizado na Rua Olavo Bilac, 1.280 – bairro São Gerardo.

Serviço:

Lançamento do livro: Abrigo dos Idosos – A arte de descascar memórias
Aquisição: via transferência bancária, com entrega em domicílio
Preço: R$ 30,00
Contato: Messenger – Miguel Macedo