SITE: A junção agradável do trabalho artesanal com produtos para internet

Aliar a produção de uma professora e a criação de um aluno web designer foi o ponto de partida para vantagens e perspectivas futuras

Com a ideia de expor seus trabalhos manuais, a professora de Jornalismo, Vânia Tajra, do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), optou pela criação de um site para a publicação de seus produtos. Em parceria com o estudante Igor Thawen, aluno dela na disciplina Projeto Integrado em Telejornalismo, o Handmade by Vânia Tajra foi criado e lançado unindo diferentes habilidades: o artesanato e o mundo virtual. A sugestão para a parceria, de Igor e Vânia, foi da professora de jornalismo Ana Márcia Diógenes, da UNI7.

Segundo Vânia, a ideia do site não é apenas vender, mas também, exibir sua arte. “Mostrar o que tenho e o que faço, para que, no futuro, eu possa trabalhar com uma proposta mais presencial”, e completa ao dizer que seu desejo é conceder uma espécie de “café com arte”, uma exposição onde as pessoas possam sentar, ver os produtos, trabalhar alguns aspectos artísticos, tomar café e ter boas conversas.

Igor disse que Vânia ficou muito satisfeita com o resultado final do site

O site foi criado por meio da plataforma online wix. Igor usou o photoshop e illustrator, programas de edição, para a produção da logomarca e outras partes gráficas do projeto, como os panfletos de divulgação e marcadores de páginas. As cores branco, preto e cinza usadas para o site e para as redes sociais, foram escolhidas pela professora com a intenção de se ter algo mais clean e moderno, de acordo com ele.

Na página, Vânia publica suas crônicas, poesias, dicas e os trabalhos manuais, como os bordados, o scrapbook – uma técnica de personalização de agendas/álbuns – e o patchwork, um método que trabalha com a união de diferentes formatos de retalhos de pano. Tais atividades são resquícios da infância, pois Vânia gostava de desenhar e sua mãe costurava profissionalmente.

Já Igor teve sua primeira experiência com a criação de produtos para a internet com uma página no Facebook sobre balé, que chegou a ser a segunda página de dança mais visualizada do Brasil, segundo ele. O estudante de jornalismo gosta de desafios e sempre está aprendendo e usufruindo das novidades da internet. Faz designs e edições de vídeo, além de editar podcasts e webdocs.

Sua atividade preferida é a edição de vídeos. No Portal Millennium Magalhães, ele alia o jornalismo à parte gráfica e afirma que “tudo ali (do portal) foi feito com o Igor se permitindo testar novas coisas e novos produtos”. E é nessa linha que Igor pretende seguir no jornalismo, atuando com a comunicação visual. Após a criação do site da professora, teve que refazê-lo para o formato de celulares, considerada a parte mais trabalhosa, porém após concluir ficou “muito satisfeito com o resultado, pois parece um aplicativo”.

A prática da costura vem da infância, quando Vânia costumava costurar roupas para as suas bonecas

Atualmente, Vânia tem aulas em um ateliê de Patchwork, na Patch Ebenezer, onde aprende novas técnicas, de trabalhar as cores e vislumbrar tecidos que podem se misturar e já alia a teoria à prática. O desejo é adaptar o que gosta, com o uso diário e assim, migrar para outros estilos, aprimorando as técnicas que recebe a fim de saber personalizar os trabalhos de acordo com a preferência de cada pessoa que queira encomendá-los.

Vânia diz que o site precisa ser alimentado com uma frequência definida, mas por causa de suas outras atribuições na UNI7, não há uma padronização de postagens. Todavia, conforme ela, o site e as redes sociais tiveram boas aceitações e muitas visitas, e a ideia é ter uma periodicidade de postagens, para que o site fique mais conhecido.

Texto: Bruna Ramos (4º semestre – Jornalismo/UNI7)
Fotos: Instagram/Arquivo Pessoal

Tags: , , , , ,