Notícias

SEMANA UNI7 DE DIREITO: Homenagens e debates marcam primeiro dia de atividades

  • DSC_0052
  • _DSC0489
  • DSC_0053
  • DSC_0062
  • DSC_0091
  • IMG_0256
  • _DSC0477
  • DSC_0077
  • _DSC0506
  • DSC_0094
Categoria:

Uni7 Informa

0

Abertura foi o momento de relembrar histórias da fundação do curso e de propor diálogo sobre a Reforma Trabalhista

Quem esteve no Teatro Nila Gomes Soárez pôde sentir o clima de confraternização em comemoração aos 15 anos do curso de Direito da UNI7 – Centro Universitário 7 de Setembro. A abertura da XVI Semana do Direito aconteceu nessa última terça-feira,07, às 19h30min, e reuniu alunos (novos e antigos), professores, reitores, coordenadores e demais convidados.

Semana teve como destaque o protagonismo acadêmico na organização do evento (Foto: Bruno Moura)

A organização e programação do evento é resultado de um envolvimento unicamente estudantil, que contou também com participação de acadêmicos da Arquitetura, Comunicação, Psicologia, Pedagogia e Sistemas da Informação. Em tom de agradecimento, os professores do curso de Direito foram os primeiros a serem homenageados pela oradora da noite: “Nestes 15 anos do curso de Direito, eles puderam formar e erguer mais de três mil sonhos. Três mil projetos de vida”.

Logo após, representantes da instituição participaram da mesa de abertura para recepcionar os presentes: vice-reitor Ednilo Gomes de Soárez, pró-reitor administrativo Henrique Soárez, pró-reitor acadêmico Aldemir de Menezes Jucá e professora Maria Vital da Rocha, coordenadora do curso de Direito. A mesa também recebeu o advogado Paulo Igor Piauí Lima, aluno da primeira turma em 2002.

Como o primeiro a falar, Ednilo Soárez lembrou as dificuldades em montar a UNI7; em especial, o reconhecimento perante ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O vice-reitor hoje lembra que a aprovação “foi a primeira de muitas vitórias ao longo desses 15 anos de curso”.

A professora e coordenadora do curso Maria Vital recebeu a Comenda Agerson Tabosa, em homenagem a seus serviços prestados na UNI7 (Foto: Bruno Moura)

 

Ao chamado do egresso Paulo Igor, Ednilo trouxe a Comenda Agerson Tabosa para homenagear desta vez a professora e coordenadora Maria Vital, que recebeu a premiação visivelmente emocionada. A condecoração leva o nome de seu falecido marido, morto em 2011. O advogado e professor também dá nome à primeira rua adotada de Fortaleza, além da biblioteca do Centro Universitário.

“O BRASIL ESTÁ PRECISANDO DE DIÁLOGO”

Em seguimento à pauta, a noite também foi momento de abertura dos diálogos acadêmicos. Especialistas em direito do trabalho se reuniram para uma mesa de debates sobre a Reforma Trabalhista.

Os especialistas em Direito do Trabalho apresentaram informações diversificadas sobre a Reforma (Foto: Leandro Rabelo)

 

Estiveram presentes professora de Direito, Ana Virgínia Moreira Gomes (Unifor), advogado Eduardo Pragmácio Filho, doutorando em Direito do Trabalho, superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Ceará, Fábio Zech Sylvestre, professor de Direito, Konrad Saraiva Mota, (Unifor) e Juiz do Trabalho e professora de Direito, Maria Ervanis Brito (Unichristus) e auditora fiscal do Trabalho. A mediação foi feita pelo professor Paulo Rogério Marques de Carvalho, da UNI7.

O propósito era levar ao público as alterações, as consequências e desvantagens da mudança nos artigos trabalhistas. Ressaltando a importância de trazer opiniões diversas sobre o tema, o mediador Paulo Carvalho declarou: ”O Brasil está precisando de diálogo. Está precisando de um espaço seguro para que esse diálogo aconteça e o meio universitário é o espaço mais legítimo para que o diálogo possa acontecer”.

O consenso entre os convidados foi de que não houve consulta social sobre a implantação da reforma. De acordo com Ana Virgínia, novas discussões sobre o projeto podem seguir em frente: “De forma alguma acho que essa reforma é um ponto final. Ainda há um longo caminho para as relações de trabalho aqui no país”.

Conteúdo gerado pelo NPJOR/Curso de Jornalismo UNI7 para a XVI Semana de Direito da UNI7

Texto: Jonathan Silva (4º semestre – Jornalismo/UNI7)
Fotos: Deisa Rocha (3º semestre – Jornalismo/UNI7), Bruno Moura (2º semestre – Publicidade/UNI7), Leandro Rabelo (2º semestre – Publicidade/UNI7) e Lucas Mota (2º semestre – Publicidade/UNI7)

Tags: , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.