SEMANA DO DIREITO: Tudo pronto para debate entre candidatos ao Senado

O evento acontece hoje, a partir das 19 horas, no Teatro Nila Gomes de Soárez, no 5º andar da UNI7

O curso de Direito do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) promove hoje, 20, debate entre os candidatos ao Senado Federal. De forma pioneira, a UNI7 vem organizando debates há 10 anos. Esta, porém, é a primeira vez que o foco está no poder legislativo.

Para o professor Paulo Carvalho, coordenador acadêmico do curso de Direito da UNI7, a ideia de promover debates com postulantes ao cargo no poder legislativo se dá por dois motivos: devido à relação direta com a produção das leis; e um debate conturbado em torno do poder executivo, que acaba ofuscando o importante papel do legislativo no processo democrático.

O palco montado passou por avaliação técnica um dia antes do evento (Foto: Eduardo Almeida)

Paulo Carvalho pontua que a UNI7 desempenha um papel importante na promoção desse debate. Para o professor, a formação do aluno implica necessariamente no encontro do papel político dele, na sociedade. Esse tipo de debate acontecendo dentro da universidade, o estudante pode “amadurecer” nos campos da cidadania e de olhar para o mundo.

Todos os candidatos que tiveram suas candidaturas validadas pela Justiça Eleitoral foram convidados para esse debate. São eles: Alexandre Barroso (PCO), Anna Karina Cavalcante de Oliveira (PSOL), Cid Ferreira Gomes (PDT), Eunício Oliveira (MDB), Geraldo Mano Magela (PSTU), Jamierson Rodrigues Simões (PSOL), João Francisco Saraiva Menezes (REDE), Luiz Eduardo Granjeiro Girão (PROS), Márcio Antônio Almeida Pinheiro (PSL), Mayra Isabel Correia Pinheiro (PSDB), Pedro Ribeiro Filho (PSL), Robert Burns Moreira de Oliveira (PTC). O candidato Cid Gomes informou que não irá participar por ter outro compromisso de campanha.

A mediação será do professor Felipe Barroso, coordenador do curso de Direito. Para os organizadores do debate, convidar todos os postulantes ao Senado é uma oportunidade de dar voz para aqueles que não têm a oportunidade de expor suas ideias em outras plataformas. Com isso, as assessorias assinaram um documento de convivência com as regras do debate. Após a assinatura do termo, as regras foram declaradas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE).

O debate será transmitido ao vivo, a partir das 19 horas, pelas das redes sociais da UNI7. Para que o público possa ter uma transmissão de qualidade, a universidade disponibilizou um time de técnicos, operadores de som e imagem, audiovisual e sonoplastia, todos sob a supervisão do professor Eduardo Mendes.

TEXTO: Eduardo Almeida (7º semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: , , , , , ,