SEMANA DA COMUNICAÇÃO 2015: Igor Barbosa revela a experiência de viver de fotografia

Há oito anos atuando como fotógrafo, ele conta sua história, segredos e dicas sobre a profissão

Em primeiro lugar vem o seu trabalho, só depois vem seu nome. Foi com essa mensagem que o fotógrafo Igor Barbosa conversou com os alunos da Faculdade 7 de Setembro (FA7) nesta quinta-feira, 10, na programação do terceiro dia de palestras da Semana da Comunicação 2015. Há 8 anos atuando como fotógrafo profissional, ele conversou sobre sua experiência no mercado de trabalho, revelando alguns segredos sobre como é viver de fotografia, além de falar de sua história e seus trabalhos.

Filho mais novo, Igor revela que sempre foi cercado por fotos. A paixão pela fotografia é hereditária, vindo da mãe, que sempre o fotografou quando criança. Com o passar do tempo, o menino já não queria mais estar à frente das câmeras, mas sim atrás delas, o que a mãe adorou. Aos 19 anos, já fotografava eventos nas noites de Fortaleza. Em seguida, trabalhou para revistas e com fotografias voltadas para o segmento de moda. Um fato curioso citado pelo fotógrafo foi que, após ter tido todo o seu equipamento roubado, percebeu a importância dos novos dispositivos como o celular e o ”Instagram” como uma forma de treinamento de olhares. ”A câmera é apenas uma ferramenta”, disse.

Idealizador do projeto ”Só Ria!”, Igor ressalta a importância dos trabalhos autorais como uma forma de visibilidade para novos projetos, resumindo como um processo roda gigante, ”Por meio dos meus trabalhos autorais foi que as pessoas começaram a me conhecer e saber o que eu estava fazendo. E, sabendo o que eu estava fazendo, comecei a ganhar dinheiro com isso. Pude, assim, fazer novos trabalhos autorais”.

O idealizador do projeto ''Só Ria!'' ressalta a importância dos trabalhos autorais (Foto: Ricardo Vasconcelos)

O idealizador do projeto ”Só Ria!” ressalta a importância dos trabalhos autorais (Foto: Ricardo Vasconcelos)

Foi a partir desse último projeto que o fotógrafo ganhou visibilidade nacional, participando do programa ”Encontro com Fátima Bernardes”, da jornalista Fátima Bernardes, na TV Globo, tendo, assim, a divulgação dos seus trabalhos em diversos sites. O projeto ”Só ria!” existe há dois anos e consiste em fotos de pessoas sorrindo em um fundo branco. O conceito do projeto, segundo ele, ”é o fato de você conseguir rir com a felicidade de outra pessoa”.

A principal mensagem deixada por ele para os alunos é que os projetos autorais são de extrema importância para fotógrafos ou qualquer outro profissional. ”O projeto autoral, mais do que mostrar a pessoa, mostrar o seu trabalho”. Ao fim da conversa foi aberta uma rodada de perguntas, além de uma sessão de fotos dos alunos com o fotógrafo Igor Barbosa e o professor de Fotografia, Jari Vieira, da FA7.

Dyego Viana
2º Semestre